Notícias Fique por dentro das novidades

HP assume Hospital Municipal de Jacobina — Hospital Português da Bahia

7 de janeiro de 2016

HP assume Hospital Municipal de Jacobina

07 January 2016

Instituição filantrópica de referência no Norte e Nordeste brasileiro na prestação de serviços de saúde, o Hospital Português (HP) vem expandindo a sua trajetória de êxito, da capital para o interior baiano. Hoje, a organização centenária divide a sua experiência com outras quatro unidades hospitalares, localizadas nas cidades de Miguel Calmon (01), Conceição do Coité (02) e mais recentemente em Jacobina (01). Ao todo, mais de 670 mil pessoas residentes nas microrregiões de Serrinha e de Jacobina estão sendo beneficiadas com atendimentos médicos e hospitalares qualificados, através do Sistema Único de Saúde – SUS. Esse histórico foi decisivo para que a Prefeitura Municipal de Jacobina convidasse o HP para administrar o Hospital Municipal Antônio Teixeira Sobrinho, em caráter de emergência, em razão de dificuldades enfrentadas pela unidade hospitalar. “Para o HP é uma honra atender a esse pedido e poder contribuir com a melhoria da qualidade de vida e das condições de saúde das comunidades de Jacobina e cidades vizinhas”, destaca o presidente da Instituição filantrópica, Orlando Manuel Cunha da Silva.

O contrato firmado entre a Prefeitura de Jacobina e o HP, em 01 de dezembro, para a gestão do Hospital Português – Unidade Municipal Antônio Teixeira Sobrinho (novo nome da Unidade), tem duração de seis meses e visa assegurar a manutenção e qualidade dos serviços de média complexidade atualmente prestados pelo hospital geral, em tempo integral (24 horas), nas especialidades de obstetrícia, ortopedia, cirurgia, clínica geral e pediatria. De acordo com o gestor administrativo das Unidades do HP no interior do Estado, Luis Eduardo Moura, o contrato rege a administração da atual infraestrutura com investimentos realizados pela Prefeitura. “A estrutura física da Unidade com os seus 105 leitos (77 operacionais e 28 de observação) necessita de reparos, alguns, inclusive, já iniciados pela Prefeitura estão sendo acompanhados pela nova gestão. Também será preciso reorganizar os processos internos e as metodologias de trabalho para melhorar os serviços. É um trabalho que demanda tempo para a obtenção dos primeiros resultados”, avalia.

Para tanto, o HP promoveu uma série de visitas técnicas das suas equipes multidisciplinares buscando conhecer a infraestrutura da Unidade e diagnosticar os pontos a serem aprimorados. É o caso da Emergência Geral 24 horas, área de maior demanda assistencial nos atendimentos de urgência e emergência, composta por sala de triagem para classificação de risco (12 horas por dia), 02 consultórios para atendimento clínico (24 horas), sala vermelha (com 02 leitos e equipamentos para reanimação e monitoramento), sala amarela para estabilização e sala de observação feminina e masculina (cada uma com 04 leitos). “Os atendimentos de urgência e emergência terão atenção concentrada da gestão do HP devido a grande procura da comunidade. A intenção é otimizar o fluxo de pacientes, resguardando a humanização, segurança e qualidade assistencial. Nesse sentido, a Unidade de Miguel Calmon será uma referência importante pelos resultados já alcançados”, informa Moura.

Outras áreas mais requisitadas – e já reformadas segundo o gestor – são o Centro Obstétrico (com salas de pré-parto  e parto normal, e enfermarias de pós-parto natural e cirúrgico), a UTI Neonatal e a Pediatria (equipada com monitores multiparamétricos, respiradores, nebulizadores e berços aquecidos). A Unidade dispõe ainda de ala de observação, enfermaria cirúrgica e de pacientes em isolamento, sala de Raio-X, laboratório, ultrassonografia e eletrocardiograma, Centro Cirúrgico (com salas amplas equipadas para grandes cirurgias), Central de Material Esterilizado – CME (com 02 autoclaves de grande porte), Serviço de Hemodiálise (com 19 máquinas), além de cozinha, refeitório e lavanderia próprias. “Empenharemos todo o esforço para aperfeiçoar a qualidade dos serviços prestados e superar a atual capacidade de atendimento, aproximada em 2 mil internações mensais”, conclui Moura.

Hospital Português
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.