Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Combate ao colesterol — Hospital Português da Bahia

17 de março de 2016

Combate ao colesterol

17 March 2016

O colesterol é um tipo de gordura natural do organismo humano, fundamental para o seu funcionamento. O corpo usa o colesterol para produzir hormônios, vitamina D e ácidos biliares, que ajudam na digestão das gorduras. Cerca de 70% do colesterol do nosso organismo é produzido pelo nosso próprio corpo, no fígado, enquanto os outros 30% vêm dos alimentos que consumimos.

Existem dois tipos de colesterol no sangue. O LDL, chamado de “mau” colesterol, promove o depósito da gordura nas paredes das artérias. Quanto maior o LDL, maior o risco de problemas. Já o HDL, o “bom”, atua impedindo o depósito dessa gordura nas artérias e, por isso, deve ser encontrado em boas concentrações no organismo. Quando em excesso, o colesterol é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Existem alguns fatores responsáveis pela elevação do colesterol, como a hereditariedade, o sedentarismo e o excesso de gorduras saturadas nos alimentos, principalmente os de origem animal, como carnes, gema de ovo, leite e derivados. Por outro lado, as gorduras insaturadas – presentes nos óleos vegetais, nozes, avelãs, abacate, etc. – ajudam a diminuir o colesterol, mas por serem muito calóricas devem ser consumidas com cuidado.

Alguns fatores que contribuem para manter o colesterol em níveis normais são dieta balanceada e as atividades físicas, que também ajudam a manter o peso ideal e controlam a pressão arterial. Mesmo seguindo essas recomendações é importante realizar consultas médicas regularmente para avaliação física e obtenção de diagnóstico precoce, visto que o colesterol alto (hipercolesterolemia) no seu estágio inicial só é detectado através de exames laboratoriais.