Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Hepatites Virais: atividades cotidianas merecem atenção — Hospital Português da Bahia

23 de março de 2016

Hepatites Virais: atividades cotidianas merecem atenção

23 March 2016

Você sabe o que é hepatite? Caracterizada pela inflamação do fígado, a doença é causada por alguns vírus que resultam em diferentes classificações. Estes vírus apresentam características semelhantes, porém, há particularidades no que diz respeito à gravidade e prognóstico.

HEPATITE A – Contágio por via fecal-oral. Boa parte dos pacientes não apresenta sintomas ou os confunde com um quadro gripal. Não há tratamento específico, recomendam-se apenas medidas de suporte e repouso. Existe vacina eficaz para prevenção.

HEPATITE B – É transmitida através do contato sanguíneo ou sexual. Os sintomas são iguais ao da hepatite A, porém, os casos crônicos podem necessitar do uso de drogas antivirais para reduzir as lesões no fígado. Para se prevenir basta tomar a vacina, usar preservativo e evitar compartilhar materiais que possam estar contaminados por sangue, como seringas e alicates.

HEPATITE C – Transmissão pelo contato sanguíneo ou sexual, embora o segundo seja menos frequente. Seus sintomas geralmente são silenciosos e evoluem para formas crônicas em até 85% dos casos. Essa doença é uma das principais responsáveis pelos casos de cirrose e insuficiência hepática no Ocidente. Por não existir vacina eficaz, a melhor forma de prevenção é a desinfecção adequada de equipamentos que possam estar contaminados por sangue, com atenção para agulhas de tatuagens e piercings.

Às vezes a hepatite é uma doença silenciosa, por isso a busca por orientação médica pode ser demorada. Porém, o diagnóstico precoce é um importante aliado no tratamento imediato, já que a doença pode evoluir para quadros mais complicados. Previna-se, mantendo seu cartão de vacinas sempre atualizado!