Notícias Fique por dentro das novidades

Tuberculose — Hospital Português da Bahia

2 de março de 2016

Tuberculose

02 March 2016

Oitenta por cento dos casos de tuberculose no mundo estão concentrados em 22 países; o Brasil é um deles. Apesar de ocupar a última posição quanto à incidência da doença, sua prevalência e mortalidade, o país é o 16º em relação ao surgimento de novos casos – cerca de 70 mil a cada ano. Os dados são da Organização Mundial de Saúde (OMS) e integram o Panorama da Tuberculose no Brasil – documento publicado pelo Ministério da Saúde (MS), em 2014. Para Dr. César Garcia Machado, médico da Pneumologia do Hospital Português, essas informações dão uma mostra da necessidade de intensificar os investimentos na prevenção da doença, que ocasiona mais de 4.600 óbitos por ano e permanece ao longo de décadas como um problema de saúde pública nacional. “A tuberculose é uma patologia curável quando o tratamento é bem orientado, e possui vacinação e medicações distribuídas gratuitamente pelo governo. Mas, a prevenção é o mais importante, porque a doença pode ser evitada”, destaca o especialista.

A vacina BCG é o meio mais eficaz de prevenir o contágio por tuberculose ainda na infância, estando indicada nas formas graves da tuberculose (miliar e meníngea) em crianças com menos de cinco anos de idade, embora as formas graves da doença ocorram mais frequentemente em menores de um ano. A imunização é indicada ainda, o mais precocemente possível, para crianças HIV-positivas, assintomáticas, e filhos de mães HIV-positivas. A transmissão acontece através do ar, com inalação de bactérias expelidas pela tosse, fala, canto ou espirros do portador da doença. Os microrganismos podem permanecer suspensos no ar por várias horas, até serem inalados, causando o adoecimento. Diante da suspeita de transmissão do bacilo, já está implantado no país o teste de diagnóstico para tuberculose latente, que visa identificar a doença em fase inicial, antes mesmo de apresentar sintomas. Dr. César Garcia Machado explica que a presença de reações semelhantes às de uma gripe ou resfriado, muitas vezes, dificulta o diagnóstico; por isso, recomenda que pessoas com tosse persistente por mais de 30 dias (associada ou não a presença de secreção), febre baixa e perda de peso, busquem atendimento médico imediato para confirmação. “Esses sinais são os principais indicativos de contágio por tuberculose. O tratamento iniciado imediatamente amplia as chances de resposta do organismo na cura da doença. Vale lembrar que um único portador de tuberculose, se não tratado adequadamente, pode infectar cerca de 10 a 15 pessoas por ano”, adverte.

Uma das estratégias do Ministério da Saúde para aumentar o percentual de cura de casos de tuberculose (hoje, inferior a 85%) é a realização do tratamento diretamente observado (TDO). A estratégia é normalmente utilizada em paciente de difícil aderência ao tratamento e consiste no acompanhamento e vigilância do paciente quanto ao uso correto das medicações durante os seis meses de tratamento. No Hospital Português, o acompanhamento dos pacientes com tuberculose é realizado por uma equipe de pneumologistas experientes e especializados no diagnóstico e tratamento da doença. A assistência conta ainda com exames laboratoriais avançados no diagnóstico, além do emprego de drogas modernas administradas de acordo com a condição clínica de cada paciente e a forma de apresentação da tuberculose. “A individualização do tratamento é essencial para o alcance do sucesso terapêutico, pois muitos portadores de tuberculose são soropositivos e/ou possuem histórico de tabagismo”, observa o pneumologista.

 

Revista Imagem Real Março – 2016

http://www.hportugues.com.br/imprensa/revista-imagem-real