28 de abril de 2016
Cuidado com a hipertensão arterial na gravidez
28 April 2016
A hipertensão é o problema mais comum em gestantes. Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, este quadro está presente em cerca de 10 a 15% das mulheres durante a gravidez. A hipertensão gestacional é uma manifestação exclusiva do período de gestação, desaparecendo, na maioria dos casos, em até 1 ou 2 semanas após o parto. Apesar dos riscos para a saúde da mãe e do bebê, este mal pode ser combatido ou mesmo controlado.
Não existe uma causa específica para o despertar deste problema, entretanto, para os médicos existe um consenso de que a doença hipertensiva da gestação (DHEG) está relacionada a má adaptação do organismo materno, falta de atividades físicas e mau comportamento alimentar das grávidas, principalmente com excesso da ingestão de sal. Além da pressão sanguínea constantemente elevada, dores de cabeça, dores abdominais e inchaços pelo corpo também podem ser sinais da DHEG.
As mulheres que já possuíam quadro de hipertensão antes da gravidez devem ter cuidado redobrado e estudar soluções junto ao seu cardiologista e ginecologista para o controle. Além de possível tratamento medicamentoso, uma dieta balanceada e rica em ácido fólico pode ajudar na vasodilatação e consequente diminuição da pressão arterial. Também junto ao seu médico, busque a melhor atividade física para praticar durante a gestação, esta pode ser uma maneira prazerosa de cuidar da sua saúde e do bebê.