Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Diagnóstico precoce de tuberculose: aliado no combate à doença — Hospital Português da Bahia

25 de abril de 2016

Diagnóstico precoce de tuberculose: aliado no combate à doença

25 April 2016

Você conhece a tuberculose? A doença causada pelo Bacilo de Koch costuma afetar os pulmões ou mesmo ossos, intestino e até bexiga. Geralmente,o portador apresenta febre baixa, perda de peso, falta de apetite, suor noturno, cansaço e mal estar. Além disso, a tuberculose pulmonar provoca tosse, dor no peito, e dificuldade para respirar. No Brasil, somente em 2014, foram registrado 67.966 novos casos da doença. Para fortalecer a prevenção e o tratamento, a Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu o Dia Mundial de Combate a Tuberculose, em 24 de março.

Na maioria dos casos, a infecção ocorre por via aérea, a partir da inalação de gotículas contendo bacilos expelidos pela tosse, fala ou espirro do doente com tuberculose ativa de vias respiratórias.Não detectar precocemente os sintomas é um dos principais fatores de risco e proliferação da doença, pois cada paciente com tuberculose pulmonar no mundo pode infectar, em média, 10 a 15 pessoas.

Desta forma, caso o indivíduo apresente sintomas e suspeita da doença, deve procurar imediatamente um hospital ou posto de saúde para confirmar o diagnóstico. O tratamento é gratuito e, geralmente, é feito com a dose diária de comprimidos para combater o bacilo, incluindo uso de antibióticos, durante seis meses.