Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Mal de Parkinson acomete milhões de idosos em todo o mundo — Hospital Português da Bahia

12 de abril de 2016

Mal de Parkinson acomete milhões de idosos em todo o mundo

12 April 2016

A doença de Parkinson – ou mal de Parkinson, como também é conhecida – atinge cerca de 40 milhões de pessoas em todo o mundo, é o que diz a Organização Mundial de Saúde – OMS. No Brasil, cerca de 3,3% da população idosa é acometida pelo transtorno que agride o sistema neurológico, prejudicando a coordenação motora, com consequentes tremores e dificuldade de locomoção.

Para ajudar a controlar os movimentos musculares, as terminações nervosas do cérebro utilizam uma substância chamada dopamina. A doença de Parkinson ocorre justamente quando as células nervosas são destruídas e deixam de produzir a dopamina, impedindo a transmissão de mensagens e ocasionando a perda progressiva da função muscular. Os fatores exatos para o desenvolvimento do Parkinson ainda são desconhecidos pela ciência.

Apesar de não haver prevenção contra o Parkinson, os sintomas conseguem ser aliviados por medicamentos. O ideal é que nas primeiras suspeitas (movimentos involuntários e dificuldade de coordenação), o paciente procure um médico. Aliada a ação medicamentosa, a prática de atividades físicas (pilates, yoga, hidroginástica, caminhadas e etc) auxilia não somente no condicionamento muscular e coordenação motora, mas também na melhora da auto-estima e no consequente envelhecimento saudável.