Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Nutrição Hospitalar — Hospital Português da Bahia

5 de abril de 2016

Nutrição Hospitalar

05 April 2016

nutrição hospitalarSeleção do alimento, sabor e temperatura são fatores que pesam na adesão a qualquer dieta. Para pacientes hospitalizados não é diferente. Durante internações prolongadas, sobretudo, esses aspectos tornam o cuidado nutricional imprescindível ao processo de reabilitação; quer seja assegurando uma rotina alimentar adaptada às necessidades orgânicas de cada paciente, quer seja evitando complicações associadas, como perda de apetite, redução de peso e desnutrição. A chefe do Serviço de Nutrição do Hospital Português (HP), Gildete Fernandes, observa que na administração da qualidade nutricional, a temperatura do alimento é um dos fatores de atenção permanente por ser decisiva para a aceitação da dieta hospitalar. “As novas tecnologias em assistência nutricional incorporadas pelo HP refletem essa busca por maior qualidade e melhores resultados. A Instituição, respaldada pela literatura médica, entende que um paciente bem nutrido desenvolve melhor condição de resposta às medicações e ao processo terapêutico como um todo, tendo reduzidos os riscos de complicações e o tempo de permanência hospitalar”, destaca.

Alta tecnologia em assistência nutricional

Buscando aperfeiçoar a qualidade da dieta hospitalar, o conforto para pacientes e acompanhantes na hora das refeições, e otimizar a atuação das equipes envolvidas nesse processo, o HP, em parceria com a Sodexo, adquiriu alguns dos mais modernos equipamentos para transporte de alimentos disponíveis no mercado. A tecnologia avançada traz maior agilidade e qualidade à entrega das refeições, no momento em que a Instituição passa a oferecer este serviço de forma simultânea para pacientes e acompanhantes. “Tivemos um incremento de 600  refeições por dia com o fornecimento para os acompanhantes. Quando o convênio  cobre esse serviço no Hospital, as três refeições são servidas no apartamento, aumentando o conforto dos clientes, além de atender uma demanda antiga e os estatutos vigentes”, ressalta a nutricionista. Agora, a entrega das refeições na Instituição tem o suporte de 14 carros térmicos com capacidade para transportar dezenas de bandejas, de uma só vez. Outros 14 carros neutros também estão sendo empregados no recolhimento dos utensílios após o uso.

Dispondo de tecnologia quente e frio na mesma bandeja, os novos equipamentos mantém a temperatura original dos alimentos desde a área de produção até o leito, preservando o sabor e a qualidade das refeições. Tendo modernizado  a Assistência Nutricional e a Hotelaria da Instituição, a tecnologia avançada ainda beneficia os colaboradores treinados para o seu manuseio graças ao sistema de rodas especiais, que demanda menor esforço físico no transporte, ampliando o conforto e a agilidade nos deslocamentos sem interferir no silêncio do ambiente hospitalar. O formato compacto dos carros térmicos também favorece o uso compartilhado dos elevadores. “Hoje, a tarefa de distribuir refeições é muito mais rápida. Cada carro tem capacidade para transportar 30, 36 ou 40 bandejas ao mesmo tempo”. As melhorias na  assistência nutricional devem se estender para toda a área de produção de alimentos, que  já está passando por uma reformulação na sua estrutura física para elevar o conforto físico dos profissionais da área. Está programada ainda a ampliação do espaço para manutenção dos novos equipamentos.

Revista Imagem Real Abril – 2016

http://www.hportugues.com.br/imprensa/revista-imagem-real