Notícias Fique por dentro das novidades

Benefícios do milho para a saúde — Hospital Português da Bahia

16 de junho de 2016

Benefícios do milho para a saúde

16 June 2016

Cereal apreciado em diferentes países, o milho tem lugar cativo no Brasil por sua facilidade de cultivo. Além disso, seu consumo possui forte relação com a cultura brasileira, especialmente, nos festejos juninos. Já imaginou uma festa de São João sem iguarias típicas como canjica, bolo de fubá ou espiga assada? Difícil, não é?! Nem mesmo o fim das comemorações juninas diminui a popularidade do milho na região Nordeste. Receitas tradicionais como cuzcuz, pamonha, curau ou a espiga cozida comprovam o apreço pela versatilidade culinária desse grão.

Fonte de energia, o milho também é rico em fibras presentes em sua casca, que ajudam eliminar as toxinas do organismo. Por isso, é considerado um alimento funcional, auxiliar do bom desempenho do intestino, da absorção lenta de carboidratos (glicose), da captação de minerais pelo intestino e ainda da manutenção de níveis saudáveis de colesterol. Além disso, é um alimento importante do ponto de vista nutricional, tendo valor calórico formado por 2% de proteínas, 14,5% de carboidratos e apenas 1% de gorduras. Os grãos de milho também possuem quantidade significativa de vitaminas B1 e E, e sais minerais.

Essas razões fazem do milho um ótimo alimento para consumo no dia a dia, inclusive na hora do lanche, pois sacia a fome e nutre o organismo. Use sua criatividade e desfrute os diversos preparos proporcionados por esse grão: em saladas, mistura com outros grãos (arroz, ervilha, fava, lentilha), recheio de tortas, complemento de carnes, entre outras possibilidades. Você também pode começar por essa receita saborosa e funcional de bolo de milho. Confira!

Bolo Funcional de Milho 

 Ingredientes

1 caixinha de milho
3 ovos
1/2 xícara de água ou leite desnatado
6 colheres sopa de óleo de coco ou margarina ou óleo
2 xícaras de chá de farelo ou farinha de aveia (ou farinha integral ou farinha de arroz para os intolerantes a Glúten) – de acordo com a farinha utilizada a consistência poderá mudar.
1/2 xícara de chá de farinha de linhaça
1/2 xícara de chá de adoçante em pó (tipo sucralose ou outro) ou 1 xícara de açúcar mascavo (o bolo vai ficar escurinho)
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de sopa de chia (opcional)
1 colher de sopa de fermento em pó

 

Modo de Preparo

Bata no liquidificador ou mixer o milho, os ovos, a água e o óleo até desmanchar. Em um recipiente, misture todos os ingredientes secos e depois junte ao creme de milho batido até que a mistura fique homogênea. Não há necessidade de uso de batedeira.

Coloque a massa em uma forma antiaderente untada e leve ao forno pré-aquecido até dourar (cerca de  25 minutos, mas pode variar de forno para forno). Faça o teste do palito para ver se o bolo está pronto.

Antes de servir, polvilhe com um pouco de canela e adoçante (opcional) ou ainda cubra com coco ralado sem açúcar.

Observação: O resultado da receita pode variar de acordo com a qualidade dos ingredientes e habilidade durante o preparo.

Fonte: Informações do site Nutrição prática e saudável            www.nutricaopraticaesaudavel.com.br

Revista Imagem Real Junho – 2016

http://www.hportugues.com.br/imprensa/revista-imagem-real