Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Hospital autossustentável — Hospital Português da Bahia

7 de junho de 2016

Hospital autossustentável

07 June 2016

Hospital autossustentávelA ameaça à perenidade dos recursos naturais gerada pelo estilo de vida moderno torna a responsabilidade socioambiental uma prioridade a ser praticada pela sociedade e por organizações dos diferentes segmentos. Para minimizar impactos ao meio ambiente, Hospital Português tem implantado diversas medidas que aliam autossustentabilidade e excelência assistencial. O Projeto HP + Sustentável e a Semana HP de Sustentabilidade, lançados em 2015, são exemplos destacados pela analista de meio ambiente Deneizuela Vigas. “Essas ações visam fortalecer a Política de Meio Ambiente do Hospital entre os seus colaboradores, associados, clientes, parceiros e comunidade. Assim, a Instituição fomenta a consciência ambiental e o consumo consciente para uma interação ética com a sociedade e os ambientes naturais, artificiais, culturais e do trabalho”, informa. Diante do Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, o HP compartilha iniciativas bem-sucedidas nessa área. Confira!

Meio ambiente natural

  • Projeto HP + Sustentável – Através desta iniciativa, o Hospital desenvolve pesquisas nas áreas de eficiência energética e consumo racional da água, empregando tecnologias de controle e monitoramento da sua rede de abastecimento. Também faz pesagem diária dos resíduos hospitalares e treina profissionais envolvidos neste processo. Ao mesmo tempo em que incentiva o consumo consciente de papel com impressões em frente e verso, o HP investe na preservação e plantio de espécies de Pau-Brasil na Quinta Portuguesa.
  • Consumo racional da água – Hoje, a redução expressiva do consumo de água no HP resulta de várias ações integradas: gestão de recursos hídricos por consultoria especializada, reparo nos vazamentos, uso de torneiras com fechamento semiautomático, instalação de redutores de vazão e válvulas para extração de ar. Futuramente a Instituição deve implantar projetos de captação de água pluvial (para uso na jardinagem e limpeza de áreas externas) e emprego de tecnologia de percurso foto-térmico na distribuição de água quente nos chuveiros (evitando desperdícios com regulação de temperatura).
  • Consumo racional de energia – Esse é outro objetivo alcançado no HP através de ações integradas, como: orientação sobre o uso de equipamentos elétricos, especialmente fora do “horário de ponta” (das 18h às 21h), quando aumentam o consumo e a tarifa por quilowatt/hora; aquisição de equipamentos elétricos e eletrônicos com critérios de eficiência energética, como os utilizados na Central de Refrigeração do HP. Em breve, essa área deve ser impulsionada por projetos para utilização de energia solar e lâmpadas led em unidades inteiras do Hospital.

Meio ambiente artificial

  • A estrutura física do HP (incluindo suas Unidades anexas) atende normas de prevenção da poluição sonora, gerando conforto para pacientes e harmonia na relação com a comunidade. Na Maternidade Santamaria, a eficiência energética resulta do seu moderno projeto arquitetônico planejado para aliar conceitos de segurança, conforto e sustentabilidade.
  • Estendendo suas práticas sustentáveis aos espaços de convivência e lazer da comunidade, há mais de uma década o HP adotou a praça Dr. Paterson, no bairro da Graça, e a praça São Luís, no Jardim Brasil, ficando responsável pela manutenção dessas áreas.

Meio ambiente histórico-cultural

  • Cuidando da preservação do patrimônio artístico luso-brasileiro, o HP mantém painéis de azulejaria e peças de faiança portuguesa em suas instalações. Esse objetivo também levou a Instituição a conservar calçadas de pedras portuguesas no seu entorno.

Meio ambiente do trabalho

  • Para assegurar a salubridade do ambiente hospitalar, o HP cumpre normas trabalhistas, ambientais e de segurança do trabalho, e requisitos internacionais de qualidade atestados por organizações certificadoras.
  • Após implantar o moderno sistema de gestão hospitalar, Tasy, o HP vem integrando processos, pessoas e informações com eficiência, reduzindo tempo, esforços e custos operacionais.

Revista Imagem Real – Junho 2016

http://www.hportugues.com.br/imprensa/revista-imagem-real