Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Inverno e doenças respiratórias — Hospital Português da Bahia

7 de junho de 2016

Inverno e doenças respiratórias

07 June 2016

Inverno e doenças respiratóriasListada entre as cidades da América Latina com maior número de casos de rinite alérgica, Salvador ajuda a engrossar a parcela de 30% da população brasileira que sofre com esse problema, segundo a Academia Brasileira de Rinologia (ABR). No inverno, a incidência de doenças respiratórias aumenta consideravelmente e os casos alérgicos de rinite chegam a afetar até 50% da população. As temperaturas mais baixas, as chuvas, o vento frio e a maior aglomeração de pessoas são os grandes responsáveis por esse crescimento e ainda predispõem a infecções virais (resfriados e gripes) e ao agravamento de quadros alérgicos pré-existentes.

Outras situações comuns nesse período do ano são a asma e a chance aumentada para infecções bacterianas, como sinusites e amigdalites. Geralmente são problemas que vêm acompanhados de sintomas como obstrução nasal, dor de garganta, coriza, espirros, secreção catarral e tosse, dando indícios da presença de alguma doença respiratória em atividade. Diante desses sinais, o paciente deve ser examinado por um médico otorrinolaringologista para obter o diagnóstico e tratamento corretos. É importante lembrar que a automedicação deve ser evitada, pois ao invés de curar pode agravar o problema.

Para tanto, o tratamento preventivo deve ser feito através de visitas periódicas ao otorrinolaringologista, profissional apto a instituir o tratamento específico para evitar infecções nas vias aéreas superiores. Esse cuidado pode melhorar significativamente a qualidade de vida do portador de doença respiratória alérgica. Além de seguir as orientações médicas, alguns cuidados preventivos ajudam a manter as vias aéreas livres e sem queixas no inverno: a lavagem nasal com soro fisiológico, diariamente, é uma medida simples que reduz a chance de doenças respiratórias nesta estação; lavar bem as mãos, evitar aglomerações e beber bastante água também são medidas fundamentais. Vale lembrar ainda que uma boa noite sono ajuda a manter a imunidade corporal fortalecida e aumenta as chances de se evitar possíveis agentes invasores.

Para as situações de emergência otorrinolaringológica, o Hospital Português dispõe de Serviço especializado com atendimentos todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados. A agilidade e alta qualidade do Serviço de Emergência de Otorrino do HP são proporcionadas por uma equipe de profissionais especializados e experientes, bem como por equipamentos de ponta na realização de exames fundamentais ao diagnóstico de cada caso. No primeiro andar do Centro Médico do HP, os pacientes ainda dispõem de atendimento eletivo, referência na cidade de Salvador.

Revista Imagem Real – Junho 2016

http://www.hportugues.com.br/imprensa/revista-imagem-real