Notícias Fique por dentro das novidades

Diga não ao sedentarismo! — Hospital Português da Bahia

26 de julho de 2016

Diga não ao sedentarismo!

26 July 2016

sedentarismoO sedentarismo é definido como a falta ou a grande diminuição na prática de atividade física. Ao contrário do que muitos pensam o conceito não é associado necessariamente à falta de uma atividade esportiva. O sedentário é o indivíduo que gasta poucas calorias por semana com atividades ocupacionais. O gasto calórico semanal define se o indivíduo é sedentário ou ativo. Para deixar de fazer parte do grupo dos sedentários, o indivíduo precisa gastar, no mínimo, 2.200 calorias por semana em atividades físicas.

O sedentarismo é a principal causa do aumento da incidência de várias doenças como hipertensão arterial, diabetes, obesidade, ansiedade, aumento do colesterol e infarto do miocárdio. Atingir o mínimo de atividade física semanal pode tornar-se possível simplesmente reagindo aos confortos da vida moderna. Subir 2 ou 3 andares de escada ao chegar em casa ou no trabalho; dispensar o interfone e o controle remoto; estacionar o automóvel num local mais distante; dispensar a escada rolante no shopping são algumas alternativas que podem compor uma mudança de hábitos.

Segundo trabalhos científicos recentes, praticar atividades físicas por um período mínimo de 30 minutos diariamente, é suficiente para prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida. A liberação para a prática de atividades físicas, principalmente as de maior intensidade, deve partir do médico. Indivíduos portadores de hipertensão, diabetes, coronariopatias, doenças vasculares etc, devem ser adequadamente avaliados pelo clínico, não somente quanto à liberação para a prática de exercícios, como também quanto à indicação do exercício adequado como parte do tratamento da doença.