1 de julho de 2016
Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho redobram atenção do trabalhador
01 July 2016
Dentre as doenças ocupacionais que mais acometem trabalhadores estão os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho – DORT, que são caracterizados pelo desgaste de estruturas osteomusculares, como tendões, músculos, nervos, sinóvias e ligamentos, acometendo principalmente membros superiores, pescoço, região escapular e região lombar. Afetando, desta forma, profissionais das mais diferentes áreas, resultando em danos à saúde e aumento da ausência do colaborador no ambiente de trabalho.
A prevenção aos DORT deve ter foco envolvendo o indivíduo e o ambiente de trabalho em que está inserido, redobrando atenção quanto à saúde durante execução da sua função e atividades rotineiras. Os principais métodos de prevenção são: rodízio entre colaboradores para execução de atividades pesadas, que exigem repetição ou as que necessitam de posturas estáticas. Além disso, recomendam-se pausas durante as atividades para que o indivíduo possa levantar, caminhar, espreguiçar e alongar o corpo.
A identificação precoce de qualquer sinal da doença objetiva o não agravamento e a não cronificação do distúrbio, devendo ser prática sempre presente na rotina dos colaboradores e também em trabalhadores já portadores de DORT. Procurar o médico imediatamente em caso de dor, formigamento ou qualquer incomodo nos membros é essencial para a manutenção da saúde ocupacional.