Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho redobram atenção do trabalhador — Hospital Português da Bahia

1 de julho de 2016

Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho redobram atenção do trabalhador

01 July 2016

Dor na colunaDentre as doenças ocupacionais que mais acometem trabalhadores estão os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho – DORT, que são caracterizados pelo desgaste de estruturas osteomusculares, como tendões, músculos, nervos, sinóvias e ligamentos, acometendo principalmente membros superiores, pescoço, região escapular e região lombar. Afetando, desta forma, profissionais das mais diferentes áreas, resultando em danos à saúde e aumento da ausência do colaborador no ambiente de trabalho.

A prevenção aos DORT deve ter foco envolvendo o indivíduo e o ambiente de trabalho em que está inserido, redobrando atenção quanto à saúde durante execução da sua função e atividades rotineiras. Os principais métodos de prevenção são: rodízio entre colaboradores para execução de atividades pesadas, que exigem repetição ou as que necessitam de posturas estáticas. Além disso, recomendam-se pausas durante as atividades para que o indivíduo possa levantar, caminhar, espreguiçar e alongar o corpo.

A identificação precoce de qualquer sinal da doença objetiva o não agravamento e a não cronificação do distúrbio, devendo ser prática sempre presente na rotina dos colaboradores e também em trabalhadores já portadores de DORT. Procurar o médico imediatamente em caso de dor, formigamento ou qualquer incomodo nos membros é essencial para a manutenção da saúde ocupacional.