Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Alimentação para um coração saudável — Hospital Português da Bahia

22 de setembro de 2016

Alimentação para um coração saudável

22 September 2016

Hoje, as principais doenças que afetam a população brasileira deixaram de ser agudas e se tornaram crônicas. Na lista do Ministério da Saúde (MS) aparecem: obesidade, diabetes, câncer e as doenças cardiovasculares – hipertensão arterial, doença coronariana, insuficiência cardíaca, arritmias. Para promover o estilo de vida saudável e prevenir tais enfermidades, o MS investe em ações educativas como o Guia Alimentar para a População Brasileira. A publicação anual, disponível na internet, traz orientações sobre alimentação balanceada e nutritiva. Além disso, recomenda substituir produtos industrializados por minimamente processados ou in natura – como legumes, frutas, e verduras, que fornecem vitaminas, fibras e minerais com quantidade relativamente pequena de calorias.

Outra indicação do Guia é consumir carnes magras (vermelhas, de peixes e aves) como fontes de minerais, vitaminas e proteínas de alta qualidade. No caso das aves, como o frango, por exemplo, é recomendado retirar a pele, pois é onde ficam concentradas as gorduras saturadas (não saudáveis). Assim, cortes mais gordurosos (coxa, sobrecoxa, asas) devem ser assados ou grelhados; já os demais podem ser cozidos ou ensopados. Para colocar esses conhecimentos em prática, confira a seguir uma saborosa receita de Filé de frango recheado com damasco, do Livro de Receitas HCor (com dietas criativas para pacientes cardíacos), e também alguns alimentos com propriedades benéficas para a prevenção de doenças cardiovasculares!

  • Damasco – Rico em fibras, minerais (magnésio, potássio, fósforo, ferro), vitaminas antioxidantes (A, K, B3, B5, B9 e C) e betacaroteno, o damasco ajuda a prevenir doenças crônicas como o câncer e problemas cardiovasculares. Estudos indicam que o betacaroteno é capaz de prevenir doenças cardíacas, desintoxicar o sangue e reduzir o colesterol ruim (LDL).
  • Laranja – Além de vitaminas (A, B, C, E), a laranja concentra minerais (ferro, zinco, potássio, cálcio, magnésio, manganês) e substâncias que reduzem o colesterol e elevam a imunidade (folatos e antioxidantes), prevenindo infecções e doenças cardiovasculares. O potássio atua no controle da pressão arterial, enquanto a pectina (fibra solúvel) diminui o colesterol ruim (LDL), protegendo veias e artérias.
  • Alho – O alho in natura previne problemas cardiovasculares, controla a pressão arterial e melhora a circulação sanguínea. Seus antioxidantes (selênio, vitamina C e B) fortalecem o sistema imunológico, prevenindo infecções e tumores. Já a alicina (antibiótico natural) regula o colesterol e triglicérides, minimizando o risco de infarto agudo do miocárdio.
  • Limão – Fonte importante de C, o limão possui ácido cítrico e substâncias antioxidantes (flavonoides) que agem como anti-inflamatórios naturais, elevando a imunidade. O óleo da sua casca (D-limoneno) ajuda a prevenir o câncer, enquanto a função de solver toxinas e gorduras melhora o fluxo sanguíneo nas veias e artérias.

Fonte: Guia Alimentar do Ministério da Saúde, 2014.

Receita

Filé de frango recheado com damasco

receita

Nível de dificuldade: fácil de fazer

Tempo de preparo: 40 minutos
Grau de dificuldade: fácil
Porção: 2 pedaços pequenos (130g)
Rendimento: 12 porções

Informações nutricionais: 313 kcal/porção

Ingredientes: 3 peitos de frango sem osso cortados ao meio
Suco de meio limão
Suco de uma laranja
1 dente de alho amassado
2 colheres de chá rasas de sal
200 g de damasco seco picado
3 colheres de sopa de requeijão

Modo de preparo:

Com uma faca afiada, perfure os filés de frango o suficiente para recheá-los. Reserve. Em um recipiente, misture o suco de limão, o suco de laranja, o alho e o sal. Deixe os filés de frango marinando por 10 minutos. Em uma tigela, misture o damasco picado com o requeijão e misture bem. Recheie o frango marinado com a mistura de damasco e requeijão. Forre uma assadeira com papel-alumínio, disponha os filés e coloque a marinada sobre o frango, cubra com papel-alumínio e leve para assar em forno preaquecido a 250ºC por 15 minutos. Retire o papel-alumínio e coloque para assar por mais 10 minutos, ou até que o frango fique dourado por fora e assado por dentro. Corte os filés recheados ao meio.

Dica: O damasco seco com requeijão pode ser substituído por outros recheios com maçã ou pera, frescas, raladas e misturadas com canela.

Fonte: Livro de Receitas HCor