Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Saúde infantil — Hospital Português da Bahia

11 de outubro de 2016

Saúde infantil

11 October 2016

Saúde infantilBrincar, correr, pular, sujar-se, sem motivo algum para preocupações. A busca por diversão, sem dúvida, traduz o principal anseio na vida de uma criança saudável. Para que os pequenos possam desfrutar a parte lúdica da existência, cabe aos pais cuidar do seu pleno desenvolvimento, assegurando as condições de saúde física e emocional que irão repercutir ao longo de toda a vida. Médica pediatra e neonatologista, chefe da UTI Neonatal do Hospital Português, Dra. Irene Ávila informa os cuidados essenciais que os pais devem ter com suas crianças. Confira!

 1. Invista na educação alimentar!

Mantenha uma alimentação adequada para cada fase do crescimento infantil, priorizando alimentos integrais (frutas, legumes, verduras, cereais, entre outros). Assim, é possível evitar aversão a certos alimentos e maus hábitos alimentares que geram a necessidade de reeducação alimentar

2. Dê o exemplo!

Estimule a autonomia na hora das refeições e não deixe brinquedos ou TV disponíveis. Compartilhe o momento das refeições com seu filho, coma com ele alimentos nutritivos, aproveite este tempo para analisar o habito alimentar da família e se é preciso mudar algo. Quando ensinamos a criança a comer alimentos saudáveis, ela se desenvolve melhor física e intelectualmente.

3. Higienizar os alimentos é essencial!

 O cuidado com os alimentos deve ser rotineiro. Escolha com segurança aonde irão consumi-los e lembre-se de higienizá-los corretamente.

 4. Estimule brincadeiras ao ar livre!

Praticar atividades ao ar livre, além de lúdico é saudável, pois estimula a produção de anticorpos e vitamina D, quando há exposição ao sol (sempre antes das 10h da manhã e após as 16h). O contato dos pequenos com alguns microorganismos também ensina o sistema imunológico, ainda em desenvolvimento, a funcionar corretamente. Toda atividade deve ser feita com bom-senso, segurança e supervisão dos pais. Conheça normas de segurança e tenha disponíveis os telefones do CIAVE – Centro de Informação Antiveneno (71 3387-4343) e do Samu (192).

5. Mantenha a vacinação sempre em dia!

No Brasil, as campanhas de vacinação infantil através do Programa Nacional de Imunizações (PNI) erradicaram doenças como varíola, sarampo, paralisia, e controlaram a incidência de tétano neonatal, formas graves da tuberculose, difteria, tétano acidental, coqueluche, meningites, catapora, hepatite A, e gripe por influenza. Ato de amor, a vacinação é vital para a saúde infantil e por toda a vida.

6. Dormir faz bem a saúde!

Privação de sono gera prejuízos importantes ao desenvolvimento infantil: baixa criatividade, dificuldade de raciocínio, obesidade, desempenho escolar ruim e hiperatividade. Crianças necessitam de mais horas de sono do que os adultos para repor energias, podendo dormir até 12h diárias. Priorize sempre o mesmo local e horário de dormir, evite que a criança durma logo após a refeição, além de estímulos e medos na hora do sono.

7. Estimule a leitura infantil!

Introduza o habito da leitura desde os primeiros meses de vida, conte histórias, mostre figuras, cante para seu filho; o habito de ler enriquece o aprendizado e deve ser implantado como rotina.

Revista Imagem Real – Outubro 2016
http://www.hportugues.com.br/imprensa/revista-imagem-real