HP promove 1º Simulado de Abandono de Área — Hospital Português da Bahia
12 de dezembro de 2016
HP promove 1º Simulado de Abandono de Área
12 December 2016
Sempre buscando elevar a qualidade e a segurança no atendimento aos clientes para alcançar a excelência assistencial, o Hospital Português (HP) segue adequando as suas rotinas ao conjunto de Práticas Organizacionais Exigidas – ROP’s determinadas pela Acreditação Internacional Qmentum. Atendendo a uma das exigências da certificação de qualidade mundialmente reconhecida, a Instituição realizou o seu 1º Simulado de Abandono de Área nas dependências da Unidade Coronariana (UCO), localizada no 2º andar do Hospital, no dia 1º de dezembro, das 14 horas às 16 horas. O exercício prático buscou avaliar a capacidade dos setores para reagir às situações de emergência que exijam abandono de área.
Para realizar o simulado, o HP promoveu uma série de reuniões de planejamento tático e operacional com equipes estratégicas da assistência e da área administrativa, integrantes da Comissão Organizadora. De acordo com o gerente técnico da Instituição, Dr. Mário Rocha, nesses encontros foram definidos os mecanismos de ação do treinamento para capacitar as equipes no enfrentamento adequado de situações de emergência, uma vez que no decorrer do exercício prático as rotinas de cuidado do paciente foram mantidas normalmente. “A missão da Comissão Organizadora do Simulado foi coordenar cada etapa da atividade prática, com o intuito de potencializar o alcance da sua finalidade e preservar a manutenção plena das rotinas de cuidado do paciente durante a sua realização”.
Como resultado desse planejamento, na semana anterior ao Simulado, o HP intensificou a comunicação para os seus colaboradores, clientes e visitantes, através dos canais institucionais (murais internos, e-mail, redes sociais, site), visando informar a realização do treino e evitar eventualidades. Além disso, durante o treino todos os profissionais diretamente envolvidos na sua realização (médicos, enfermeiros, técnicos, integrantes da brigada de incêndio do Hospital, dentre outros) permaneceram identificados por coletes na cor azul. Nenhum paciente, acompanhante ou visitante foi envolvido na prática. Todo o processo de encenação foi filmado por empresa especializada contratada e também registrado em fotos realizadas pela Assessoria de Marketing e Comunicação do HP, visando gerar conteúdo para análise e revisão das metodologias de ação seguidas.
Na avaliação de Dr. Mário Rocha, a atividade cumpriu o seu propósito. “Como ocorre em todo projeto piloto, identificamos pontos a serem aperfeiçoados a fim de alcançar a excelência exigida nesse tipo de ação. Entretanto, o alto nível de concentração, envolvimento e compromisso das áreas participantes permitiram um resultado muito próximo do esperado, demonstrando que estamos no caminho certo. Todos estão de parabéns”, conclui o gestor.
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