O trabalho conjunto, interdisciplinar e multiprofissional, é condição fundamental no cuidado do paciente. Para fazer o serviço de um hospital funcionar em sua plenitude, áreas que atuam nos bastidores são fundamentais para que o paciente possa ser atendido com o máximo de excelência que o HP é capaz de oferecer.
A Gerência Administrativa, por exemplo, é uma área que envolve todo o operacional da Instituição, incluindo Manutenção Predial, Engenharia Clínica, suprimentos, que compreende Compras, Farmácia e o setor de OPME (órteses, próteses e materiais especiais), Admissão e Recepção, Segurança Patrimonial, os serviços de apoio ao Centro Médico, Contratos e o Jurídico. “Funcionamos dentro de uma cadeia. Se uma área parar, todas as outras são afetadas. Por isso, todo o conjunto do Hospital é relevante para a prestação do serviço”, afirma Scheila Barros, gerente administrativa do HP. Nesse diagrama complexo de um Hospital, está também a Gerência Financeira, responsável pelos fluxos monetários institucionais, contribuindo para o equilíbrio das contas. A gerente financeira do HP, Maria de Fátima Mendes, conta que a área é bastante dinâmica. Para ela, o maior avanço nos últimos anos, foi a troca do papel pelas informações eletrônicas. “Um dos benefícios é a integração entre todos os setores, facilitando a comunicação, agilizando o tráfego das informações, com mais segurança. O trabalho reflete em um melhor atendimento aos nossos públicos interno e externo”, relata.
Na área assistencial, o Serviço de Farmácia do HP é estratégico e fundamental no atendimento ao paciente. O principal avanço desde a implantação do serviço em 1970 foi a criação das chamadas farmácias satélites. Até 2001, no HP, só existia uma farmácia, chamada de Farmácia Central, que dava suporte a todo o Hospital. O projeto de implantação das farmácias satélites buscava, justamente, instalar uma farmácia dentro de cada área estratégica do HP, como o Centro Cirúrgico, a Emergência e a UTI. A criação da Farmácia Clínica, em 2011, foi outro passo importante. “O farmacêutico clínico atua na diminuição da incidência de erros de medicação, de reações adversas a medicamentos, interações medicamentosas e incompatibilidades. Dessa forma, possibilita o aumento da segurança e da qualidade da atenção ao paciente”, detalha a supervisora de Assistência Farmacêutica do HP, Valnélia Fraga. Já a equipe de enfermagem funciona como uma coluna dorsal no hospital. “Nós temos a responsabilidade desde a entrada até a saída do paciente. O papel da enfermagem é trabalhar para que o paciente reaja do melhor modo possível à patologia que ele tem. Nosso foco não é a doença, e sim o paciente”, explica a coordenadora do Serviço de Enfermagem do HP, Suely Pedreira. Os serviços assistenciais e de apoio são compostos ainda pela Anestesiologia, Fisioterapia, Nutrição, pelos serviços Social e de Controle de Infecção Hospitalar e pela Psicologia Hospitalar. Confira o papel de cada uma das áreas ao longo desses anos de história do HP.
Anestesiologia
Há mais de 50 anos, a anestesiologia do HP está a cargo da Clínica de Anestesia de Salvador, grupo pioneiro na especialidade na Bahia. Com uma equipe composta por profissionais com larga experiência no Brasil e no exterior, o Serviço de Anestesiologia oferece atendimento pré-operatório para avaliação, esclarecimento e preparo antes das intervenções e acompanhamento intraoperatório, Contando com sofisticados equipamentos de monitorização e administração de anestesia.
Enfermagem
O HP presenciou o surgimento e a evolução da enfermagem no atendimento aos seus pacientes. No princípio, as freiras ficavam com a tarefa de prestar a assistência de enfermagem na Instituição. Com a evolução da medicina, das exigências profissionais e a complexidade das doenças e dos tratamentos, sentiu-se a necessidade de acompanhar a profissionalização da enfermagem. Hoje, a Instituição dispõe de um quadro com mais de mil profissionais, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares.
Farmácia
Quando começou a funcionar, em 1970, o Serviço de Farmácia do Hospital Português era composto por uma prateleira com alguns xaropes. A partir da implantação, porém, o serviço não parou de se ampliar até formar a importante infraestrutura, que conta hoje com a atuação de 18 profissionais, nove estagiários, além de técnicos e auxiliares, e está distribuído em 13 farmácias satélites.
Fisioterapia
Criado em 1992, o Serviço de Fisioterapia do HP é composto por profissionais especializados, que trabalham em todas as Unidades Fechadas, além de assistir aos usuários da Emergência. O serviço foi se aprimorando ao longo dos anos e hoje dispõe de aparelhagem de última geração nas mais diversas áreas de especialização.
Nutrição
O Departamento de Nutrição do Hospital Português é o responsável pelas refeições servidas diariamente na Instituição, para colaboradores, visitantes e acompanhantes. Além da busca pelo equilíbrio nutricional, a atividade assume importante papel na humanização da atividade hospitalar. O Departamento foi criado em 1984 e conta com profissionais que se distribuem nos três turnos nas áreas de assistência e produção. Eles visitam diariamente os pacientes internados para o acompanhamento nutricional de cada um deles.
Serviço Social
Implantado em 1996, o Serviço Social do HP propõe uma intervenção profissional orientada a realizar o acolhimento do paciente, fornecendo suporte emocional na orientação e informação em relação às dificuldades enfrentadas no processo de hospitalização. O HP acompanhou o crescimento da profissão e, na medida em que a Instituição foi se expandido, o serviço também foi ampliado.
Serviço de Controle de Infecção Hospitalar – SCIH
Composta por uma equipe de infectologistas e profissionais de enfermagem especializados em controle de infecção, o SCIH, implantado em 1996, gerencia indicadores de processos na busca constante por baixos índices de infecção associados aos procedimentos invasivos, em meio à realização adequada da higienização das mãos por todos os profissionais de saúde. A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) é o órgão que subsidia as áreas com resultados alcançados e as recomendações de melhoria continua.
Psicologia Hospitalar
O Serviço de Psicologia Hospitalar foi iniciado no HP em 2000 para atender as demandas dos pacientes, seus familiares e da Instituição, através da aplicação de práticas psicológicas, oferecendo cobertura nas Unidades Fechadas, no Programa de Hemodiálise e Oncologia, contemplando os pacientes em tratamento ambulatorial e em situação de internamento. O Serviço atua prestando assistência ao paciente e à família, atentando-se para alterações emocionais e psicopatológicas.
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