Notícias Fique por dentro das novidades

Atenção à Síndrome do Túnel do Carpo — Hospital Português da Bahia

2 de março de 2017

Atenção à Síndrome do Túnel do Carpo

02 March 2017

Comum em mulheres e indivíduos que trabalham utilizando mão e punho de forma exacerbada, a Síndrome do Túnel do Carpo se caracteriza como uma neuropatia compressiva do nervo mediano. Em alguns casos, a percepção não é imediata. Por isso, é necessário ficar atento às causas e aos principais sintomas, além de procurar o quanto antes um especialista.

O vice-coordenador do Serviço de Ortopedia do HP, Dr. Luis Alfredo Gómez Vieira, explica que a Síndrome do Túnel do Carpo é mais comum em pessoas do sexo feminino na faixa etária de 30 a 60 anos, por conta de variações hormonais. Estudos apontam que a incidência dessa patologia em mulheres chega a 91%. Além dos fatores hormonais, tireoide, gravidez, diabetes, gota, artrite reumatoide, dentre outros, podem influenciar no desenvolvimento da Síndrome.

A patologia, no entanto, também é comum em pessoas que trabalham em atividades que exigem esforços repetitivos. “É muito comum em digitadores, técnicos de manuseio instrumental, bancários, por conta desse movimento repetitivo que exige esforço do punho e das mãos, a chamada LER (Lesão por Esforço Repetitivo)”, explica.

Dr. Luis explica que a patologia se desenvolve quando existe alguma alteração no túnel fibroso do punho, na região volar, por onde passam os tendões flexores dos dedos da mão e do punho e o nervo mediano. “As alterações, como dito anteriormente, podem ser de ordem hormonal ou por ordem de esforço repetitivo. Quando isso ocorre, esse túnel acaba se restringindo e comprimindo o nervo por constrição. Isso acaba levando a uma sensação que chamamos de parestesia, que é uma sensação de formigamento nas mãos ou até perda da força, dependendo do grau”, detalha.

O Hospital Português dispõe da infraestrutura necessária para diagnóstico e tratamento de pacientes com Síndrome do Túnel do Carpo. No campo do diagnóstico, além de testes de exame físico que sugerem ter a compressão no nervo mediano (Teste de Phalen e Teste de Tinel), a Eletromiografia é um exame que detecta o desenvolvimento ou não dessa patologia. Esse exame é realizado através de estímulo elétrico, executado por um neurofisiologista. “A Eletromiografia determina se há compressão ou não do nervo mediano, que pode ser leve, moderada ou severa. É através desse diagnóstico, de leve a severo, que o especialista de mão define se o caso é de tratamento conservador ou de tratamento cirúrgico”.

Ainda de acordo com Dr. Luis, muitas vezes, mesmo sendo severa, existem alguns recursos, como infiltrações por corticoides e ondas de choque, que podem minimizar e regredir a gravidade da Síndrome do Túnel do Carpo. No HP, para o diagnóstico, a neurofisiologista, Dra. Daniela Morange, é quem realiza os exames de Eletromiografia. Já o Dr. Enilton Mattos é o especialista em mão do Serviço de Ortopedia do HP, sendo referência no tratamento de quem sofre com essa patologia no Hospital. Caso haja necessidade de uma intervenção cirúrgica, o procedimento pode ser feito no Hospital Dia do HP. “É uma cirurgia na qual o paciente pode ser liberado no mesmo dia”, confirma Dr. Luis.

Ele alerta para o fato de que é preciso haver uma conscientização, no sentido de prevenir o desenvolvimento da Síndrome, e, para aqueles que desenvolveram e já trataram a patologia, manter os cuidados para que não retorne. “Se o indivíduo tiver passado pela cirurgia, e não alterar a sua rotina, continuando a executar esforços repetitivos na região, fatalmente, a Síndrome do Túnel do Carpo poderá retornar”, alerta.

Revista Imagem Real – Março 2017

http://www.hportugues.com.br/imprensa/revista-imagem-real