Notícias Fique por dentro das novidades

Integração de equipes multidisciplinares de saúde — Hospital Português da Bahia

17 de abril de 2017

Integração de equipes multidisciplinares de saúde

17 April 2017

corpo clinico“O hospital é um organismo vivo, constituído de diferentes partes, tendo funções diversas, mas, todas, na devida proporção, relacionadas entre si e no conjunto para produzir resultados dirigidos”. Dois séculos depois, a afirmação do médico norte-americano John S. Billings se mantém atual, traduzindo o espírito das organizações de referência no segmento da saúde. O Hospital Português (HP) é uma delas. Recertificado com o selo de excelência da Organização Nacional de Acreditação – ONA e em pleno processo de Acreditação Internacional Qmentum, o HP investe no trabalho integrado das suas equipes para efetivar o alto padrão de qualidade e segurança no cuidado do paciente. A estratégia nesse sentido é buscar uma comunicação eficiente entre as áreas envolvidas na atividade-fim do Hospital, segundo o gerente técnico do HP, Dr. Mário de Seixas Rocha. “A comunicação é base de qualquer relacionamento, inclusive no contexto médico-hospitalar”, destaca.

Para o gestor, esse direcionamento favorece a atuação comprometida, sinérgica e engajada das equipes administrativas e multidisciplinares – médico, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, nutricionista, dentre outros. “Nossa meta é cuidar da saúde com excelência. Todas as ações visam à assistência qualificada e segura e, portanto, requerem uma atuação coesa e participativa do corpo funcional neste propósito”. Visando eliminar eventuais ruídos e assegurar que todos na Instituição falem “a mesma língua” para efetivar a excelência no cuidado do paciente, o HP investe em iniciativas como programas de treinamento e capacitação continuada de equipes, reuniões periódicas interdisciplinares para revisão e aprimoramento de fluxos assistenciais e administrativos, checklists de protocolos assistenciais, e ainda na inovação de tecnologias e de metodologias de trabalho.

Um dos mais recentes investimentos do HP nessa área foi migrar para o sistema de gestão hospitalar Tasy – tecnologia avançada que agiliza e estrutura os processos internos. “Entendemos a comunicação como um processo importante dentro da estrutura hospitalar e a informatização é um meio de poder fazer isso mais facilmente”, diz Dr. Mário. Como exemplo, o gestor cita o prontuário médico eletrônico, onde são feitos os registros da patologia e dos cuidados a serem seguidos para a efetiva recuperação do paciente. Os profissionais envolvidos no atendimento e cuidado assistencial utilizam o prontuário como base de informações sobre o paciente: o médico, ao decidir sobre a alta e prescrever uma medicação; e a equipe multidisciplinar, ao prestar o cuidado.

O gestor enfatiza que a excelência diagnóstica precisa estar cercada de informações assistenciais completas, que vão nortear o cuidado do paciente durante a internação e após a alta hospitalar. “De nada adianta realizar um procedimento altamente sofisticado se todos não seguirem as orientações adequadas para cada etapa. Esse entrosamento das equipes é essencial para otimizar resultados em saúde”. Outros meios de aumentar a eficácia da comunicação entre os profissionais da assistência e o paciente são os registros de transferências internas e externas. Nestes documentos o profissional registra, de modo sequenciado, tudo o que fez durante o cuidado do paciente, possibilitando que cada etapa do processo possa ser revista e, portanto, realizada com menores chances de erro. “No cuidado assistencial multidisciplinar, a comunicação efetiva é uma peça fundamental para integrar equipes, resguardar a segurança e qualidade dos procedimentos e potencializar o alcance da excelência”, conclui.

Revista Imagem Real – Abril 2017
http://www.hportugues.com.br/imprensa/revista-imagem-real