Notícias Fique por dentro das novidades

Treino e saúde — Hospital Português da Bahia

17 de abril de 2017

Treino e saúde

17 April 2017

A atividade física orientada e continuada ajuda no condicionamento do corpo e na preservação da saúde e qualidade de vida. Para isso é preciso disposição, disciplina e uma boa dose de nutrientes indispensáveis ao pleno desempenho do organismo. Nesse sentido, certos alimentos naturais, literalmente, dão uma força, proporcionando a energia necessária antes e durante a prática de exercícios físicos.

A banana, por exemplo, é conhecida dos praticantes de treino esportivo por ser rica em duas substâncias poderosas: o triptofano (aminoácido envolvido na geração do bem-estar) e potássio (mineral que atua na transformação do açúcar em energia, na prevenção de câimbras, na contração muscular, regulação da pressão arterial, entre outros benefícios). Uma dica é consumir a banana com aveia (fonte de carboidratos e vitaminas do complexo B), o que se traduz em mais energia para o organismo após a digestão.

Outros aliados do treino são o inhame e a batata doce. O alto teor de carboidratos complexos nessas raízes resulta na lenta absorção de açúcares pelo organismo e na maior saciedade devido às suas fibras. Também são fontes de proteínas (que ajudam no ganho de massa muscular), sais minerais (ferro, cálcio), vitamina A (que eleva a imunidade), entre outros nutrientes. Minerais e vitaminas são encontrados ainda em abundância na água de coco que, além de hidratar o organismo, funciona como um energético natural, fornecendo proteínas, carboidratos, vitamina C e B6, sódio, ferro, potássio, entre outros nutrientes.

A lista de alimentos naturais energéticos é grande e inclui: ovos, grãos (feijões, arroz integral), oleaginosas (abacate, nozes, amêndoas, castanhas de caju, do Pará), sementes (de abóbora, linhaça, chia), dentre outros. A chefe de Nutrição do Hospital Português, Gildete Fernandes, lembra que consultar um nutricionista é essencial para ajustar a quantidade adequada de cada alimento para o consumo diário, conforme o tipo de atividade praticada e as necessidades individuais. “Uma dieta balanceada gera energia para o organismo, potencializa os resultados do treino e, consequentemente, se reverte em saúde cardiovascular e bem-estar geral”, destaca.

RECEITA                                                                                                          

Nhoque fit com batata doce

Ingredientes:

  • 2 batatas doce grandes;
  • 1 ovo;
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva;
  • Sal a gosto;
  • Pimenta do reino a gosto;
  • Ervas a gosto;
  • ½ xícara de chá de farelo de aveia;
  • ½ xícara de chá de farinha de linhaça;
  • ½ xícara de chá de farinha de arroz integral.

 

Modo de preparo:

Lave bem as batatas e embrulhe em papel alumínio. Leve ao forno por 20 minutos ou até amaciar. Retire as cascas e amasse com um garfo. Em uma tigela coloque o purê de batata doce e incorpore o ovo, o azeite, o sal, a pimenta e as ervas. Misture até formar uma massa. Adicione o farelo de aveia, farinha de linhaça e de arroz e misture novamente, sovando até começar a desgrudar das mãos. Polvilhe farinha em uma superfície lisa e faça rolinhos com a massa e corte em fatias de 1 cm. Coloque o nhoque na água fervente até cozinhar com um pouco de sal. Quando começar a boiar, retire com uma escumadeira e sirva com molho de tomate caseiro. 

Fonte: www.mundoboaforma.com.br/10-receitas-fit-com-batata-doce/

Revista Imagem Real – Abril 2017
http://www.hportugues.com.br/imprensa/revista-imagem-real