Notícias Fique por dentro das novidades

Hospital Português faz vídeocirurgia inédita para tratamento auditivo — Hospital Português da Bahia

12 de maio de 2017

Hospital Português faz vídeocirurgia inédita para tratamento auditivo

12 May 2017

À medida que a medicina se aperfeiçoa com novas tecnologias, o Hospital Português (HP) também evolui, abrindo melhores perspectivas em diferentes especialidades médicas para o cuidado eficaz do paciente. Na Otorrinolaringologia, a Instituição está inovando o tratamento da perda auditiva e de outras doenças do ouvido, com o emprego da vídeocirurgia. O método, ainda pouco usado na Bahia e até então inédito em Salvador, foi realizado no fim do ano passado, com 100% de êxito, pela equipe do Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital. “Fizemos a reconstrução endoscópica da cadeia ossicular auditiva em uma paciente de 21 anos, com histórico de trauma no ouvido e perda auditiva parcial. O procedimento cirúrgico minimamente invasivo foi um sucesso e proporcionou a recuperação plena da audição da paciente”, informa Dr. Thiago Alcântara, cirurgião otológico do Serviço, que apresentou o caso de sucesso para especialistas no II Congresso Mundial de Cirurgia Endoscópica de Ouvido, em abril, na Itália.

Evolução da cirurgia auditiva

O especialista explica que o ouvido possui muitas estruturas nobres e delicadas, como a cadeia ossicular, onde estão os menores ossos do corpo humano (martelo, estribo e bigorna), auxiliares na condução e amplificação dos sons dentro do ouvido. O acesso a essas estruturas era feito com a ajuda de um microscópio, que permitia a visualização das partes internas do ouvido. Agora, o uso do endoscópio pela equipe cirúrgica proporciona imagens de melhor resolução e, portanto, maior clareza para a realização do procedimento. “A utilização do endoscópio é comum em cirurgias do nariz e seios da face. A aplicação dessa tecnologia também nas cirurgias auditivas representa um importante avanço para a qualidade assistencial e segurança do paciente”, destaca Dr. Thiago.

Outra vantagem da vídeocirurgia auditiva apontada pelo médico, em relação ao método convencional, é a diminuição do tamanho das incisões cirúrgicas e, consequentemente, das cicatrizes. “Quando se compara as cirurgias por vídeo e por microscópio os resultados pós-cirúrgicos são semelhantes. Contudo, o uso do endoscópio permite um tempo menor de intervenção, menores incisões e menores cicatrizes no paciente”. O especialista observa ainda que a visualização do ouvido através do endoscópio abre novas perspectivas para os diferentes tipos de tratamento auditivo, como a timpanoplastia (procedimento cirúrgico para reconstrução da membrana do tímpano perfurada), a estapedotomia (cirurgia para correção da perda condutiva da audição), a colocação de tubos de ventilação no ouvido (procedimento para evitar o acúmulo de secreções causadoras das otites), dentre outros. “Agora, o paciente possui uma ferramenta mais avançada de tratamento otológico, disponível no HP através dos planos de saúde conveniados à Instituição”, conclui.

Revista Imagem Real – Maio 2017
http://www.hportugues.com.br/imprensa/revista-imagem-real