Notícias Fique por dentro das novidades

Terapia por Radiação — Hospital Português da Bahia

11 de Maio de 2017

Terapia por Radiação

11 May 2017

petA fusão de conhecimentos entre a física e a medicina originou uma revolução na forma de diagnosticar e tratar diferentes tipos de doenças. Essa aliança iniciada há pelo menos dois séculos, hoje, se reverte em tecnologias ultramodernas que permitem visualizar as estruturas internas do corpo humano, aprofundando o entendimento sobre a morfologia dos órgãos e suas reações metabólicas. Especialista do Serviço de Radioterapia do Hospital Português, Dr. Richard Karl Uwe Lange observa que esse progresso simultâneo das novas tecnologias e áreas médicas foi decisivo para a evolução alcançada na terapia por radiação. “Hoje, empregamos equipamentos de alto desempenho, que, associados, permitem demarcar precisamente a área-alvo para aplicação da dose de radiação necessária ao tratamento de tumores malignos, com menor dano possível ao paciente. É um ganho importantíssimo para o cuidado assistencial, que se converte em melhores resultados terapêuticos e manutenção do bem-estar do paciente”, avalia.

Cuidado multiprofissional, humanizado e individualizado do paciente

Empregada de forma isolada ou em associação com outras terapias (cirurgia, quimioterapia, hormonioterapia e imunoterapia), para potencializar os resultados, a radioterapia visa destruir as células tumorais por meio de feixes radioativos a fim de promover a cura completa ou a atenuação da doença. Também pode ser aplicada em situações em que há indicação cirúrgica, tanto para reduzir o tamanho do tumor antes do procedimento, como visando destruir as células cancerígenas após a cirurgia.

rec

“Os pacientes com câncer são os principais usuários dos recursos radioterápicos, aspecto que tem contribuído para o aperfeiçoamento da Radioterapia Oncológica no Hospital Português e para os importantes êxitos que temos alcançado nesse âmbito”, destaca Dr. Richard. O especialista explica que a escolha da terapia mais adequada para cada paciente é feita com base na localização do tumor, no seu tamanho e abrangência para outras áreas do corpo. Dada à complexidade do tratamento, essa decisão é tomada por uma equipe multidisciplinar de especialistas, envolvendo, obrigatoriamente, físicos em medicina, dosimetristas e, eventualmente, outros especialistas como médicos radiologistas, pneumologistas, cirurgiões oncológicos, oncologistas clínicos, hematologistas, além de enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, farmacêuticos, entre outros profissionais.

A assistência individualizada, humanizada e multiprofissional em todas as especialidades, aliada aos recursos ultramodernos da medicina, tem contribuído para a prescrição de doses de radiação cada vez mais precisas para as necessidades de tratamento do paciente, segundo Dr. Richard, gerando um maior controle das reações adversas, resultados melhores e, consequentemente, proporcionando a preservação da qualidade de vida durante a terapia.

Alta tecnologia no tratamento não invasivo do câncer

Tendo como princípio a promoção da assistência associada ao bem-estar do paciente, o Serviço de Radioterapia do HP atende uma média de 100 pacientes por dia, empregando alta tecnologia, amplo conhecimento e preparo das equipes multidisciplinares. A assistência integral inclui as mais modernas tecnologias do mercado na condução de tratamentos personalizados na especialidade. Um exemplo são os sistemas de localização por imagem (IGRT), que garantem aplicações de radiação precisas, protegendo estruturas sadias do corpo. Além disso, o parque tecnológico da Instituição dispõe de equipamentos de última geração como Acelerador Linear, PET-CT, Tomógrafo e Ressonância Magnética de ponta, que proporcionam melhor qualificação das estruturas orgânicas a serem tratadas e, portanto, orientam todos os planejamentos terapêuticos do setor.

comp

Na avaliação do especialista tudo isso mostra que o Hospital Português evoluiu juntamente com a Radioterapia. “A infraestrutura de ponta da Instituição permite oferecer uma assistência completa ao paciente, proporcionando terapia por radiação com o menor dano possível aos tecidos sadios vizinhos, resultando no aumento da sobrevida com qualidade de vida”, conclui.

Equipe do Serviço de Radioterapia do Hospital Português:

Atualmente, a assistência aos pacientes do Serviço de Radioterapia é realizada em conjunto por médicos radioterapeutas (Dr. Richard Karl Uwe Lange, Dr. Arthur Accioly Rosa, Dra. Elisangela Santos Carvalho e Dr. Evandro Ubiratan de Souza Filho) e médicos físicos (Dr. Edmario Antônio Guimarães Costa, Dr. Josemilson de Menezes Bispo, Dr. Augusto Carlos Antônio Guimarães Costa e Dr. Jailton Caetano dos Santos).

Revista Imagem Real – Maio 2017
http://www.hportugues.com.br/imprensa/revista-imagem-real