Notícias Fique por dentro das novidades

Desenvolvimento sustentável — Hospital Português da Bahia

12 de junho de 2017

Desenvolvimento sustentável

12 June 2017

A destinação adequada do lixo é um dos sinais de que sociedades e empresas se preocupam com o desenvolvimento sustentável. Práticas como consumo consciente, descarte adequado de resíduos e reaproveitamento de materiais revelam compromisso em evitar agressões ao meio ambiente, geram valor econômico e aumento da qualidade de vida das populações. No estudo dos indicadores de desenvolvimento sustentável no Brasil, em 2015, o IBGE destacou a reciclagem como uma das estratégias mais relevantes de gerenciamento dos rejeitos do processo produtivo, visando o uso eficiente dos recursos. Conectado a esses propósitos há mais de dez anos, o Hospital Português desenvolve uma série de ações voltadas a autossustentabilidade, tais como a destinação do óleo vegetal saturado hospitalar para reaproveitamento. Agora, a prática engaja os colaboradores da Instituição através da parceria entre os Projetos HP + Sustentável e Biodiesel, da Universidade Federal da Bahia – UFBA.

“Em média, cada brasileiro consome, 15 litros de óleo vegetal por ano. Apenas um litro de óleo é capaz de contaminar até 1 milhão de litros de água, impedindo a respiração e fotossíntese de diversas espécies aquáticas e o consumo deste recurso natural. Além disso, o óleo despejado indevidamente na pia da cozinha atua como uma cola, acumulando detritos, atraindo insetos e até mesmo gerando entupimento”, informa a analista de Meio Ambiente pleno do HP, Deneizuela Vigas. Para prevenir todos esses danos, o Hospital criou um Ecoponto de Coleta Voluntária de Óleo Vegetal Saturado para que os colaboradores deem destino certo ao resíduo produzido no ambiente doméstico. O Ecoponto funciona no Abrigo de Resíduos da Instituição, na Garagem 2 do Centro Médico HP, sempre nas quartas-feiras (de 8h às 12h e 14h às 17h). O objetivo final é a reciclagem, quando o óleo ganha nova utilidade sendo transformado em biodiesel ou sabão.

Além de despertar a consciência socioambiental para a reciclagem e promover a participação cidadã dos trabalhadores, a iniciativa gera uma alternativa menos poluente de combustível em relação aos derivados do petróleo, como a gasolina. “O biodiesel é uma solução biodegradável e pode ser utilizado em motores à combustão interna, como os de alguns automóveis”, informa o professor doutor e coordenador do Projeto Biodiesel da UFBA, Ednildo Torres. Ele explica que o processo de reciclagem do óleo vegetal saturado para conversão em biodiesel se dá através de reações químicas divididas em três etapas. Por fim, o óleo vegetal que seria descartado de maneira errônea no meio ambiente vira uma fonte de energia limpa.

Outras inciativas do HP na área de sustentabilidade reforçam o projeto HP + Sustentável. A coleta seletiva de itens como papelão, papel branco e plástico, em 2016, totalizou um volume de 36,7 toneladas de resíduos hospitalares encaminhados para reciclagem. No mesmo ano, o Hospital capacitou 742 profissionais em gestão ambiental. A Consultoria Especializada na Gestão do Consumo de Água e ações integradas resultaram na redução expressiva de mais de 50% do consumo de água, em metros cúbicos, no HP, em 2016, e os resultados alcançados no primeiro trimestre de 2017 já revelam uma queda de 22% no consumo de água do Hospital, na comparação com mesmo período do último ano. O Consumo racional de energia é outra conquista vinculada à ações autossustentáveis da Instituição, como investimentos em novas tecnologias com critérios de eficiência energética. Iniciativas como essas, renderam ao HP a conquista do 1º Prêmio Líderes da Saúde Norte e Nordeste, na área de Sustentabilidade, em 2015.

Pontos de coleta de óleo vegetal saturado (óleo de cozinha) em Salvador:

  

  • UFBA – Superintendência de Meio Ambiente e Infraestrutura (SUMAI), Escola Politécnica, Reitoria, Restaurante Universitário, Faculdade de Educação e Instituto de Ciências de Saúde. Tel.: (71) 3283-5827
  • CANORE – Cooperativa Catadores da Nova República – Av. Nova República, nº 146, Santa Cruz, Nordeste de Amaralina. Tel.: (71) 3346-3050
  • COOPERATIVA COOPCICLA – Rua Cônego Pereira, S/N, Sete Portas. Tel.: (71) 3322-1127
  • PRACATUM – Rua Paulo Afonso, 295, Candeal. Tel.: (71)3276-0110

 

Leia a revista Imagem Real de Junho/17:
http://www.hportugues.com.br/imprensa/revista-imagem-real