Os indicadores de desempenho são ferramentas gerenciais muito requisitadas pelas organizações na atualidade, com o objetivo de mensurar resultados em relação a metas de qualidade, produtividade, processos, dentre outros. Na área da saúde, instituições de ponta como o Hospital Português se utilizam desse recurso em todas as unidades de atendimento ao paciente, visando aperfeiçoar resultados. No Serviço de Medicina Laboratorial do HP, por exemplo, a análise crítica sistemática dos indicadores de desempenho revelou a necessidade de um mecanismo gerencial mais específico para aprimorar as práticas da assistência. “O uso de indicadores nos mostrou que era preciso redesenhar os fluxos de trabalho e a estrutura física do Laboratório, porém, sem gerar danos aos usuários. A metodologia Lean foi uma escolha assertiva, pois ganhamos em produtividade, alinhamento das equipes e maior satisfação do cliente”, observa o vice-coordenador médico do Serviço, Dr. Fábio Sodré.
Estruturada em cinco fases de desenvolvimento (definição, medição, análise, implementação de melhoria e controle), a metodologia ajudou a identificar etapas dos processos internos que não agregavam valor, proporcionado redução expressiva das variações no atendimento e aumento da qualidade e segurança. “Ao identificar fragilidades na fase pré-analítica do exame laboratorial (que vai da solicitação médica até o início da análise do material coletado) elaboramos planos de ação para eliminar os desperdícios e ampliar a eficiência dos processos”, informa o médico. Desse modo, a ferramenta favoreceu o cumprimento dos prazos de liberação de resultados, a redução dos desperdícios e o aumento da eficiência nas etapas de produção da unidade, gerando ganhos significativos para a segurança e humanização do acolhimento.
Na comparação de desempenho antes e após o uso da ferramenta, o gestor afirma que também é possível reconhecer outras melhorias na assistência ao paciente, como: maior engajamento das equipes com redução de faltas ao trabalho; melhora dos processos com redução no número de recoletas e repetição de exames; redução do tempo de liberação de análises clínicas; maior satisfação dos clientes registrada nos formulários de opinião; e alta eficiência operacional, gerando autossustentabilidade. “Pesquisas indicam que 70% das decisões médicas são tomadas com base em resultados de exames. Essa nova forma de atuar tem contribuído para aumentar a precisão do laudo clínico e, consequentemente, proporcionar um acompanhamento e tratamento mais adequados”, ressalta o coordenador médico da Medicina Laboratorial, Dr. José Carlos Lima.
Para efetivar melhores práticas e envolver os profissionais do Serviço na transição do método de gestão, a disseminação de novos conhecimentos sobre a metodologia contou com a consultoria de facilitadores externos, treinamentos embasados no Manual de Ética do HP com ênfase técnica e comportamental, visando padronizar o acolhimento. Esse preparo motivou o reconhecimento dos avaliadores da Acreditação Canadense quanto à eficiência dos profissionais do Serviço no acolhimento humano do paciente e da família, como um reflexo da metodologia Lean. “As equipes entendem que o tempo e a atenção dedicados ao atendimento não representa desperdício, mas a interação necessária à promoção do conforto e satisfação do paciente. Estamos felizes pelo reconhecimento do trabalho”, conclui a chefe técnica do Laboratório, Josete Costa.
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