Notícias Fique por dentro das novidades

Coração saudável — Hospital Português da Bahia

19 de setembro de 2017

Coração saudável

19 September 2017

coração saudávelOs problemas cardiovasculares, aqueles que afetam o coração e os vasos sanguíneos, impactando no funcionamento de todo o organismo e na qualidade de vida, lideram as causas de mortalidade da população moderna, desde a última década, segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS. Parte desses casos tem origem na herança genética, mas, outra parcela expressiva está diretamente relacionada a um modo de vida inadequado. Visando estimular uma rotina saudável e, consequentemente, benéfica ao coração, consultamos o líder do Serviço de Arritmia e Eletrofisiologia do Hospital Português, Dr. Luiz Magalhães. O cardiologista relaciona atitudes que devem ser mantidas no dia a dia para evitar os problemas cardiovasculares e aponta os recursos modernos da medicina, que permitem restabelecer a saúde nas situações de doença já estabelecida, como infarto agudo do miocárdio, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e doença vascular periférica.

Prevenção = Hábitos Saudáveis + Diagnóstico precoce

O estilo de vida inadequado, levado por boa parte da população, é um dos principais causadores de doenças crônicas não transmissíveis; grupo onde estão inseridos os problemas cardiovasculares. “Hábitos nocivos, como fumar, ser sedentário, consumir frequentemente bebidas alcoólicas e alimentos industrializados, e também de transtornos de fundo emocional como estresse, ansiedade, dentre outros. Todos esses fatores interferem no funcionamento pleno do organismo e geram respostas no sistema cardiovascular”, destaca o cardiologista. Segundo ele, a melhor forma de prevenir este cenário e, principalmente, melhorar a qualidade e expectativa de vida, é aliar prática de atividade física regular, alimentação baseada em refeições nutritivas e hidratação, equilíbrio do tempo entre obrigações e atividades de lazer, além de consultar um médico periodicamente.

Seguir estas recomendações representa investir em ganhos físicos – como desenvolvimento de resistência cardiorrespiratória, força e flexibilidade, melhora da circulação na corrente sanguínea, controle do peso, controle dos níveis de açúcar e colesterol no sangue, regulação dos níveis de pressão arterial sistêmica – e, também, em ganhos mentais, como controle da ansiedade, diminuição do estresse e o consequente aumento da sensação de bem-estar emocional. “Essas transformações podem ser observadas, à medida que os hábitos saudáveis se tornam regulares, mesmo se houver necessidade de emprego de medicamentos para tratamento específico. Em todas as situações, o acompanhamento médico é fundamental para diagnosticar doenças precocemente e prevenir complicações”, informa o cardiologista. Exames como Raios-X digital de tórax, Ecocardiograma ajudam a monitorar a estrutura e o funcionamento do coração, oferecendo alta precisão nos diagnósticos por imagem, enquanto avaliações complementares, como o Teste de Esforço e Eletrocardiograma revelam se há predisposição para a doença cardíaca.

Tratamento = Medicina de Ponta

Graças ao avanço da Cardiologia, hoje, inúmeras tecnologias estão disponíveis para o tratamento das doenças cardiovasculares, como: implantes de marcapasso e cardiodesfibrilador, ablação por cateter (para tratamento de arritmias), angioplastia primária (para tratar o infarto agudo do miocárdio), arteriografia (para diagnóstico de AVC e tratamento endovascular das artérias e veias dos membros inferiores), cateterismo cardíaco com cineangiocoronariografia (para diagnosticar doença nas artérias do coração), angioplastia coronária com implante de stents, dentre outros procedimentos de ponta. Todos estes recursos integram a infraestrutura completa do HP para diagnosticar e tratar as doenças cardiovasculares, que inclui também Serviços Especializados em Hemodinâmica, Ecocardiografia, Eletrocardiografia, Arritmia e Eletrofisiologia; equipes especializadas em Cirurgia Cardíaca, Cirurgia Vascular e Endovascular, Neurorradiologia, Cardiologia e Radiologia Intervencionista; além de unidades exclusivas de Cardiologia Intensiva – Unidade Coronariana (UCO) e Unidade de Pós-operatório de Cirurgia Cardiovascular (UPC). “A Cardiologia avançou muito, incorporando tecnologias eficientes na prevenção do surgimento ou agravamento de cardiopatias. O HP acompanha essa evolução, permitindo ao paciente recuperar sua qualidade de vida”, conclui.

Clique no link abaixo e leia a Revista Imagem Real de Setembro/17 completa:
http://www.hportugues.com.br/imprensa/revista-imagem-real