Notícias Fique por dentro das novidades

Sustentabilidade — Hospital Português da Bahia

8 de novembro de 2017

Sustentabilidade

08 November 2017

Embora mais de 70% da superfície do nosso planeta esteja encoberta por oceanos e lagos, somente 3% desse volume é composto por águas doces, ou seja, apropriadas ao uso humano – o que não significa dizer que estejam disponíveis para consumo. Como consequência, a água é um recurso natural cada vez mais escasso. Investindo em tecnologias de controle e monitoramento da rede de abastecimento hospitalar, para o consumo racional da água, o Hospital Português inaugurou a primeira Central de Inteligência e Monitoramento de Água (CIM) do Norte e Nordeste, em outubro. O serviço, criado para abrigar uma avançada estrutura automatizada de gestão hídrica, operada por profissional habilitado, integra as ações do Projeto HP + Sustentável.

Personalizada para o HP pela empresa WGE Bahia, a tecnologia inovadora, importada da Alemanha, já proporcionou uma economia de mais de 60 milhões de litros de água nos prédios do Hospital, da Maternidade Santamaria e do setor de Recursos Humanos da Instituição, de acordo com o especialista da WGE Bahia e gestor do projeto, Marcos Monteiro. “Em, aproximadamente, dois anos de uso deste sistema operacional, a Instituição já atingiu uma economia de 52% no consumo de água, na comparação com os anos de 2014 e 2015”, destaca.

A ferramenta atua de forma extremamente minuciosa e complexa, proporcionando a gestão remota de todo o fornecimento e consumo de água nas unidades da Instituição, através da geração de dados em tempo real: relatórios e planilhas sobre o consumo de cada unidade hospitalar, ilustrações dinâmicas com o fluxo da água, os níveis dos reservatórios, realizar a leitura de todos os hidrômetros das unidades para a gestão do consumo por setor, além de alertas diante de possíveis anomalias. “O sistema permite não apenas monitorar o consumo de água, mas, interagir imediatamente com comandos planejados, como fechar ou abrir registros remotamente, de acordo com a necessidade de cada área, através de sensores instalados em locais estratégicos, que enviam informações para a Central. É um avanço que otimiza e agiliza a tomada de decisão dos gestores”, observa o supervisor de Manutenção, Silvio Santos de Assis.

O diretor financeiro do HP, Daniel Silva Vitor Bento, lembra que o desempenho do HP, na área de Sustentabilidade, já rendeu o seu reconhecimento público, com a conquista do 1º Prêmio Líderes da Saúde Norte e Nordeste, em 2016. “Agora, o Hospital espera desenvolver novas ações sustentáveis para otimizar, ainda mais, o consumo de água, em torno de  30%”, informa. Entre as metas institucionais para os próximos anos, o gestor destaca a troca completa do sistema de aquecimento de água de torneiras e chuveiros por um sistema híbrido, voltado à economia de água e gás; instalação de moderno sistema de descargas dual flush, com detecção de vazamentos; instalação da estação de tratamento de esgoto; além do aproveitamento da água de gotejamento de equipamentos de ar-condicionado.