A humanização e a individualização do acolhimento ao paciente nunca foram tão valorizadas e buscadas por instituições de saúde, de diferentes partes do mundo, como nos tempos atuais. Esse direcionamento reflete uma evolução, contínua e irreversível, na dinâmica das relações entre prestadores de serviços de saúde e seus usuários, na avaliação do superintendente médico do Hospital Português, Dr. Vicente Araújo. “Vivemos a Era da informação. De um lado, temos pacientes melhor informados e mais conscientes das suas demandas em saúde. De outro, temos profissionais mais cientes do seu papel, em instituições como o HP, que buscam se diferenciar no mercado, investindo em qualificação funcional para consolidar o elo entre saber técnico-científico e melhores práticas assistenciais“, observa o gestor.
Embora as instituições do mercado estejam vivenciando os momentos mais diversos, no caminho para efetivar a excelência no atendimento ao cliente, os resultados obtidos por aquelas que já iniciaram essa trajetória apenas confirmam a importância de investir, continuamente, nesta direção. Levantamentos, nessa área, mostram que o calor humano empenhado no acolhimento assistencial, assim como, a inserção do paciente, de sua família e acompanhantes no processo terapêutico (com uma comunicação transparente) ampliam a satisfação no atendimento, tanto quanto dispor de aparato tecnológico de ponta e equipe tecnicamente preparada. “Todos esses fatores impactam na qualidade assistencial, evidenciando a complexidade do cuidado em saúde. Manter o olhar voltado para a padronização da rotina de qualidade e segurança é tão necessário quanto estabelecer uma escuta e o respeito permanentes às necessidades do paciente, nas diferentes fases da sua hospitalização“, ressalta o superintendente médico.
Para cultivar a cultura de assistência multiprofissional, humana e individualizada, o HP envolve todas as equipes administrativas e assistenciais, que participam diretamente da linha de cuidado do paciente (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, psicólogos, assistentes sociais, técnicos, nutricionistas, fonoaudiólogos, dentre outros profissionais), nos processos de padronização assistencial. Dr. Vicente também observa que a atuação de modo interdependente e complementar, dos profissionais dos diferentes serviços hospitalares, se consolida no dia a dia com ações norteadas pela certificação internacional Qmentum. “O cuidado centrado na pessoa é uma realidade no HP. A cada dia o Hospital busca efetivar o propósito de cuidar de pessoas para que vivam melhor, fundamentado em valores como ética, qualidade, acolhimento e valorização de pessoas”, finaliza.
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