Notícias Fique por dentro das novidades

Solidariedade e beneficência

14 de maio de 2019

Tendo a atuação socialmente responsável como um foco permanente, o Hospital Português segue transformando ações institucionais em oportunidades para a prática da beneficência. Nos últimos anos, a Instituição vem fomentando o exercício da solidariedade entre pessoas da comunidade e colaboradores, na realização de campanhas e eventos gratuitos com inscrições solidárias. Esta medida simples tem beneficiado centenas de crianças, jovens e idosos, moradores de comunidades em situação de vulnerabilidade social, e instituições de acolhimento baianas, com a doação de roupas, fraldas descartáveis (infantis e geriátricas), brinquedos, alimentos não perecíveis (principalmente, leite em pó), materiais de higiene pessoal e de limpeza, entre outros itens. “Além de prestar atendimentos pelo SUS, o HP tem engajado cada vez mais pessoas na causa beneficente. Os participantes se sentem recompensados pela oportunidade de ajudar o próximo”, revela a assessora de Marketing e Comunicação do HP, Flávia Costa Pinto.

Em campanhas de forte apelo social, como o Outubro Rosa, Novembro Azul, Setembro Verde e Dia Mundial do Rim, as ações e eventos do HP são abertos à comunidade em geral, colaboradores e profissionais da saúde, visando o foco educativo e/ou científico: fomentar a atualização continuada, oportunizar o primeiro acesso da comunidade a algumas das especialidades médicas de maior demanda social, fornecer informações seguras sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida, e disseminar as formas de prevenção, diagnóstico e tratamento precoce de doenças. Em outras iniciativas – como o Simpósio de Ortopedia, Café Científico da Farmácia, Seminário sobre Controle de Infecções e a Sessão Cientifica de Nutrição Clínica – a Instituição une o objetivo de atualização científica dos profissionais da saúde à causa solidária, promovendo inscrições gratuitas mediante a entrega de donativos.

A cada ano, as campanhas Dia das Crianças Solidário e Natal Solidário, do HP, vêm ampliando a arrecadação de brinquedos (novos e/ou em bom estado), além de itens de uso pessoal ou doméstico, também, graças à participação ativa de colaboradores da Instituição e integrantes do Curso de Preparação para Pais, que acontece, mensalmente, na Maternidade Santamaria. “Todas essas ações institucionais, de valorização e fomento da solidariedade, têm ajudado a manter dezenas de entidades da nossa Região, responsáveis por acolher pessoas em situação de vulnerabilidade social”, destaca o gerente de Recursos Humanos do Hospital, Kleydson Batista de Oliveira. Uma dessas entidades é o Lar Irmã Maria Luiza, que abriga dezenas de idosos acamados, em sua maioria, por limitações físicas decorrentes do adoecimento. Fundadora da casa de acolhimento, Irmã Cícera lembra que “toda doação é sempre bem-vinda”, expressando um desejo comum às entidades beneficentes.

Entidades já contempladas com doações do HP, em Salvador:

Lar Pérolas de Cristo (Paripe), Lar Irmã Benedita Camurugi (Cidade Nova), Asilo São Lázaro (Pau da Lima), Lar Frei Lucas (Baixa do Bonfim), Lar Irmã Maria Luiza (Mares), Casa de Repouso Bom Jesus (Tubarão), Creche e Orfanato Minha Avó Flor (Massaranduba), Lar Vida (Novo Marotinho), Instituição Beneficente Conceição Macedo (Nazaré), Lar da Criança (Vila Laura), Creche Escola e Orfanato Mãe Nildete (Alto de Coutos), Creche Comunitária MG (Estrada das Barreiras), OAF – Organização do Auxílio Fraterno (Lapinha), Creche Beu Machado (Boca do Rio), LBV – Legião da Boa Vontade (Cidade Baixa e Brotas), Centro de Acolhimento Casa das Pérolas (Coutos), Casa de Repouso Samira (Cajazeiras IV) e Abrigo São Gabriel para Idosos de Deus (praia de Boa Viagem).