Notícias Fique por dentro das novidades

Inovações na cirurgia cardíaca

5 de setembro de 2019

Novas técnicas aperfeiçoam o tratamento de cardiopatias e geram benefícios diversos para o paciente

Diante da alta incidência de problemas cardiovasculares na população mundial, a Cardiologia é uma das especialidades médicas que mais evoluem em busca de novos métodos de diagnóstico e tratamento efetivos, para o controle e prevenção de cardiopatias. Acompanhando esse avanço, o Hospital Português segue incorporando tecnologias modernas nos diferentes serviços institucionais que compõem a assistência cardiológica a adultos e idosos. Na Cirurgia Cardíaca, por exemplo, o HP vem empregando, com sucesso, alguns dos procedimentos mais modernos para tratar as afecções do coração: as intervenções cirúrgicas minimamente invasivas. Neste método são realizadas técnicas de incisão parcial do esterno (especialmente, nas cirurgias para correção de válvula aórtica e aneurisma de aorta), assim como, técnicas de abertura pelo espaço intercostal, com incisões ainda menores, sobretudo, nas cirurgias de válvulas mitral e tricúspide, além de cardiopatias congênitas.

Especialista do Serviço de Cirurgia Cardíaca do HP, Dr. Leonardo Flausino destaca que o Português é um dos primeiros hospitais baianos a empregar técnicas de miniesternotomia e mini-incisões laterais do tórax na cirurgia cardíaca. Já praticados em outros países, mas, ainda incipientes no Brasil, os dois métodos minimamente invasivos geram contribuições importantes para os pacientes cirúrgicos, em relação ao método convencional de acesso ao coração, conforme explica o especialista. “Nesses procedimentos, realizamos incisões menores para corrigir os problemas diagnosticados. Como consequência, temos menor risco cirúrgico, menor risco de infecção hospitalar, redução do tempo de cirurgia e de internação hospitalar, além da recuperação mais rápida no pós-operatório do paciente, que é beneficiado, também, com o retorno mais breve às suas atividades de rotina”, informa o especialista.

Hoje, o HP vem ampliando a frequência na realização dessas técnicas, sobretudo, nos casos de cirurgias valvares e para a correção de cardiopatias congênitas, inclusive, com uso de próteses avançadas – que oferecem como vantagens principais o implante com menos suturas, a redução do tempo cirúrgico e a melhor resposta do organismo. Outra inovação do HP, destacada por Dr. Leonardo Flausino, é a introdução de cirurgias cardíacas vídeo assistidas, as chamadas VACS (Video Assited Cadiac Surgery), que beneficiam o paciente com a realização de incisões cirúrgicas ainda menores que aquelas praticadas nas cirurgias minimamente invasivas, sob a visão direta. “O HP vem implementando essa técnica progressivamente, com êxito, devendo passar a beneficiar um número maior de pacientes, em um futuro próximo”, estima o especialista.

Apresentando resultados idênticos aos obtidos pelo método convencional, conforme estudos científicos globais, a aplicação da VACS traz como vantagem direta a possibilidade de ofertar um método cirúrgico menos invasivo para o paciente, promovendo alta hospitalar mais rápida e a consequente retomada da rotina de vida com maior brevidade.