Simpósio debate estratégias de prevenção e tratamento dos problemas que mais afetam a saúde do trabalhador brasileiro
O descumprimento de normas de saúde e segurança no trabalho, tanto quanto o estilo de vida inadequado, expõe profissionais das diversas categorias a uma série de riscos ocupacionais. Embora boa parte dessas ameaças ao bem-estar possa ser evitada, é expressivo o número de trabalhadores brasileiros afastados da rotina profissional, principalmente, por Lesões ortopédicas e doenças ocupacionais. Os dois temas vão entrar na roda de discussões do 6º Simpósio de Ortopedia do Hospital Português (HP), que acontece no dia 13 de setembro, das 7h às 17h40, no auditório da Instituição. A abordagem multidisciplinar, de especialistas da Ortopedia, Fisioterapia, Cirurgia Vascular, Infectologia, Pneumologia e Cardiologia, vai girar em torno das estratégias para prevenir e tratar os problemas que mais impactam a qualidade de vida de milhares de brasileiros em idade produtiva.
“A incapacitação temporária para atividades de rotina merece atenção especializada, pois limita o desempenho pessoal e profissional, gerando amplos prejuízos psicossociais e econômicos. O Simpósio traz a contribuição de especialistas das diferentes áreas da saúde, com a exposição de técnicas que têm se mostrado efetivas no controle das patologias mais presentes no ambiente laboral, proporcionando a reabilitação breve e bem-sucedida do paciente”, antecipa o vice-coordenador médico da Emergência Ortopédica do HP e líder da especialidade de ombro e cotovelo, Dr. Luis Alfredo Gómez, que vai palestrar no encontro sobre “Tendinites e artropatias de ombro e cotovelo relacionadas ao trabalho”.
Lesões ortopédicas do trabalho: principais geradoras de auxílios-doença, na população brasileira
Na lista das dez enfermidades que mais motivam a concessão de auxílio-doença, pela Previdência Social, estão: dores nas costas (83,8 mil casos), fraturas de perna e tornozelo (79,5 mil casos), fraturas de punho e mão (60,3 mil casos), lesões do ombro (46,7 mil casos), entre outras patologias. De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a dor nas costas foi o motivo que mais afastou os brasileiros dos seus postos de trabalho, não apenas em 2017, como também, na última década. Cerca de 80% da população mundial apresentam algum episódio de dor lombar, ao menos uma vez na vida, segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS. Não à toa, o problema é causa frequente de busca por atendimento ortopédico.
Conforme informações do time de cirurgiões da coluna do Serviço de Ortopedia do HP, esse tipo de dor tem múltiplas origens: pode estar relacionada a desgaste das estruturas de sustentação da coluna vertebral, degeneração por envelhecimento, genética e hábitos inadequados na rotina de trabalho – má postura, durante o uso de celulares, telefones, computadores, entre outras tecnologias; levantamento ou transporte de materiais e equipamentos pesados; sedentarismo e falta de condicionamento físico; uso de calçados inadequados; permanência, por muito tempo, sentado e sem base de apoio para os pés, entre outros agravantes.
O time de Cirurgia da Coluna do HP vai levar essas discussões para a mesa redonda sobre o tema, no Simpósio de Ortopedia, apontando os avanços no tratamento clínico e cirúrgico, que têm ajudado a evitar o agravamento dos problemas lombares comuns na população, aperfeiçoando o cuidado multidisciplinar individualizado na reabilitação da saúde. Um exemplo é a cirurgia de hérnia de disco, que hoje proporciona a alta hospitalar do paciente em cerca de 2 a 3 dias. Nos casos de tratamento minimamente invasivo, a liberação pode ocorrer nas 24 horas seguintes à cirurgia. O pós-cirúrgico nesses procedimentos sempre é seguido de sessões de fisioterapia com acompanhamento médico. Este cuidado permite o retorno do paciente às atividades cotidianas, geralmente, após 45 dias.
Doenças ocupacionais
As doenças adquiridas com o exercício laboral ou desencadeadas pela natureza da atividade desempenhada, as chamadas doenças ocupacionais, também afetam frequentemente a vida dos profissionais brasileiros. Nesse rol destacam-se as Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), apontados no estudo Saúde Brasil 2018, do Ministério da Saúde, como mais incidentes em trabalhadores da indústria, comércio, alimentação, transporte, serviços domésticos e de limpeza. O uso excessivo do sistema musculoesquelético (e a falta de tempo para recuperação dessas estruturas) é a causa principal do surgimento das LER/DORT, em áreas como as mãos. Hoje, o enfretamento dessas lesões conta com prevenção e tratamento efetivos, que serão expostos no 6º Simpósio de Ortopedia do HP.
“É importante ressaltar que as LER/DORT têm cura! Na verdade, sob o rótulo específico de LER, e sem nenhum fundamento científico, enquadra-se um conjunto de problemas ortopédicos que envolvem nervos, tendões e músculos. O tratamento demanda diagnóstico preciso, equipe multidisciplinar e medidas adequadas para resolução do problema”, informa o especialista em mão, do Serviço de Ortopedia do HP, Dr. Enilton Mattos.
As LER/DORT acometem, também, áreas como o ombro, provocando lesões, inflamações e degenerações articulares. O resultado é o aparecimento de sintomas de dor nos membros superiores, sensação de peso, fadiga e impotência funcional. “Em situações como essas é cada vez mais comum o uso de métodos cirúrgicos, como a artroscopia e a artroplastia, que têm entre as vantagens a promoção de uma recuperação mais rápida do paciente”, destaca Dr. Luis Alfredo Gómez.
Outras manifestações clínicas decorrentes de comportamentos inadequados, sobrepeso, inatividade física, entre outros fatores de risco, são os comprometimentos circulatórios periféricos como, por exemplo, as varizes nos membros inferiores. Este problema fará parte da palestra sobre Doenças vasculares relacionadas ao trabalho. Outros temas que serão abordados no Simpósio são as Doenças cardiológicas relacionadas ao trabalho, Doenças infecciosas relacionadas ao trabalho, Abordagem das lesões do quadril relacionadas ao trabalho, Acidentes de trabalho com lesões em cabeça e pescoço, Doenças pulmonares relacionadas ao trabalho, Reabilitação nas patologias laborais dos membros inferiores, dentre outros.
A programação completa do 6º Simpósio de Ortopedia do HP está disponível no site www.hportugues.com.br. A pré-inscrição no evento pode ser feita na plataforma online Sympla e deve ser concluída no local do evento, mediante a informação do código gerado e entrega de 2 pacotes de fraldas geriátricas, que serão doados para instituições beneficentes da cidade.