Notícias Fique por dentro das novidades

Avaliações médicas preliminares favorecem a prevenção e o tratamento precoce de doenças

30 de dezembro de 2019

O ano novo chegou, renovando o desejo de conquistas e realizações pessoais. Para que tudo aconteça conforme o planejado, no entanto, uma decisão deve sobrepor-se às metas: incluir o cuidado com a saúde entre os hábitos de vida. O primeiro passo nessa direção é agendar uma consulta médica preventiva, que pode ser feita com um médico clínico ou cardiologista – para quem não realiza, ainda, o acompanhamento especializado de rotina. Essa atenção contribui para evitar ou controlar os fatores de risco associados a uma série de doenças, conforme destaca o médico clínico da Emergência Geral e do Ambulatório Vida Saudável do Hospital Português (HP), Dr. Ícaro Macedo Jorge. “As patologias mais presentes em nossa população são assintomáticas, ou seja, não apresentam sintomas no início. Isto ocorre em certos tipos de câncer, nas doenças cardiovasculares, como a hipertensão arterial, entre outras doenças crônicas não transmissíveis”, observa.

Já que boa parte das doenças prevalentes na comunidade pode ser evitada e/ou controlada por meio de mudanças no estilo de vida (vinculadas ao acompanhamento médico periódico), o ponto de partida para promover uma readequação nos hábitos de rotina é realizar uma avaliação clínica preventiva. “Em contato com o médico, o paciente pode fazer um balanço do seu estado de saúde. A partir da análise médica sobre o histórico de vida do paciente e dos seus exames clínicos é possível diagnosticar, por exemplo, problemas assintomáticos como alterações nas taxas de glicose e colesterol, disfunções renais, disfunções da tireoide, nódulos nas mamas, lesões no colo do útero e câncer de próstata”, enumera Dr. Ícaro.

A orientação do especialista é que o acompanhamento médico periódico aconteça pelo menos uma vez por ano. Conforme cada caso, essa frequência pode ser aumentada ou diminuída pelo médico. Na consulta preventiva inicial para o check-up clínico individualizado, o profissional pode solicitar exames preliminares de imagem, laboratoriais, além de avaliações da função cardiológica, como o eletrocardiograma (ECG). De acordo com o resultado apresentado por cada paciente, também pode haver a necessidade de realizar outras avaliações complementares, para um diagnóstico mais preciso e detalhado.

“Essa é uma conduta médica de praxe. O mais importante é que o paciente aproveite o início de ano para fazer uma consulta médica preventiva, renovando o compromisso com a própria saúde. No HP, o paciente encontra uma infraestrutura completa e a comodidade de realizar desde exames simples até os mais complexos, no mesmo local. A Instituição possui, ainda, um corpo clínico altamente preparado nas diferentes áreas médicas”, finaliza.