Notícias Fique por dentro das novidades

Ética em pesquisa

30 de dezembro de 2019

Os fundamentos científicos e a segurança de pessoas analisadas por estudos são condições asseguradas nas etapas de desenvolvimento de pesquisas na área da saúde. O cumprimento desses requisitos, por meio da regulamentação, análise e monitorização da investigação clínica, é papel do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Português (CEP-HP). Com tradição nos campos do Ensino e Pesquisa, a Instituição encontra suporte relevante na atividade interdisciplinar e independente do CEP, tanto para avaliar a elaboração de novos projetos e os impactos sociais associados à pesquisa, como para acumular conhecimentos científicos. “O Comitê atua na avaliação de estudos nacionais e internacionais, promissores para o aprimoramento assistencial em diferentes especialidades médicas e cirúrgicas, assim como, nas demais áreas de saúde”, destaca o coordenador do CEP-HP, Prof. Dr. Reinaldo Martinelli.

Subordinada ao Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) e Conselho Nacional de Saúde (CNS), o CEP-HP também responde pela análise de estudos novos produzidos no próprio Hospital ou fora dele; além de esclarecer  à comunidade e os usuários dos serviços de saúde sobre os benefícios, também os resultados gerados pelos levantamentos científicos; e promover capacitações sobre ética em pesquisa e conhecimento científico. Essa atuação acontece por meio de reuniões mensais focadas na apresentação e discussão de novos projetos de investigação pela equipe multidisciplinar, composta por médicos, psicólogos, enfermeiros, nutricionistas e farmacêuticos – profissionais mestres ou doutores com experiência em ensino e pesquisa. Participa, também, do CEP-HP um representante de usuários dos serviços de saúde, como membro titular.

O Prof. Dr. Reinaldo Martinelli ressalta que o trabalho de análise científica traz contribuições importantes para as rotinas de cuidado hospitalar, a exemplo da identificação de processos para serem melhorados. Além disso, o médico aponta benefícios sociais relevantes vinculados à atividade científica, como: impulsionar o aperfeiçoamento de serviços de saúde, a descoberta de novos medicamentos, o emprego de métodos terapêuticos inovadores, o maior acesso a novas tecnologias e a inserção de profissionais da saúde em um ambiente de fomento ao conhecimento científico.

Nos últimos anos, a utilização da Plataforma Brasil – sistema eletrônico criado pelo Ministério da Saúde para o recebimento de projetos de pesquisa – tem ajudado a alavancar a produção de conhecimento científico na Instituição, de acordo com o coordenador do CEP-HP. A ferramenta confere segurança e agilidade à avaliação de projetos e ao compartilhamento de dados. Os profissionais interessados em submeter trabalhos da saúde à avaliação do CEP-HP podem realizar o cadastro na internet pelo endereço http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf. Caso a inscrição seja aprovada, receberá uma autorização eletrônica para o início da pesquisa. “Totalizamos a avaliação de 22 projetos, em 2019, com a expectativa de ampliar esse número ao longo do próximo ano”, finaliza Prof. Dr. Reinaldo.