Notícias Fique por dentro das novidades

Grávida de oito meses, enfermeira comemora reabilitação plena de Covid-19

22 de maio de 2020

A alta hospitalar da enfermeira Carolina Martins, de 32 anos, depois de ser curada de um quadro grave de Covid-19 aos sete meses de gestação, foi comemorada por familiares e, também, por profissionais que cuidaram da recuperação plena da paciente no Hospital Português (HP). Mãe de uma menina de dois anos de idade, Carolina permaneceu internada por 13 dias, chegando a necessitar de cuidados de terapia intensiva. Hoje, a enfermeira se diz imensamente grata à equipe hospitalar por obter sucesso no desfecho clínico e completar 31 semanas de gestação do segundo filho. “Minha eterna gratidão pelos anjos que Deus me enviou e me fizeram acreditar, diariamente, que eu conseguiria, não medindo esforços para isso. Era amor que eu recebia a cada visita dos profissionais”, declara a gestante.

A enfermeira conta que contraiu o novo coronavírus, durante uma viagem a São Paulo, em março.  Logo no retorno a Salvador, ela começou a sentir os sintomas característicos de Covid-19 e buscou atendimento especializado na Emergência Geral do HP. No local, a gestante recebeu os primeiros cuidados conforme protocolo definido para esses casos. “Desde a recepção, fui acolhida prontamente. A equipe assistencial me avaliou de imediato e deu inicio às condutas”, destaca. A gestante afirma que o acolhimento humano foi fundamental em cada etapa da hospitalização, principalmente, para enfrentar a permanência no quarto, sem acompanhante ou visitas – uma precaução necessária nas infecções por Covid-19. “Estava restrita ao leito, debilitada fisicamente e psicologicamente, e por vezes pensei que não fosse suportar mais um dia. O carinho que recebi dos profissionais da unidade de internação (3º andar) e Unidade de Gastroenterologia e Hepatologia (UGH) foi fundamental. Eles me acolheram com todo amor. Viveram e sofreram comigo os dias mais difíceis da minha vida. Muito obrigada a esses profissionais!”, agradece emocionada.

Médica infectologista que participou do suporte à gestante, Dra. Ana Paula Amorim informa que a medida de isolamento de pacientes com Covid-19, em Ala exclusiva, segue rigoroso protocolo clínico conforme orientações do Ministério da Saúde, visando à segurança de pacientes e equipes assistenciais. “As equipes estão treinadas para seguir fluxos de atendimento específicos para esses casos; um aspecto essencial para o êxito dos desfechos clínicos. A reabilitação plena de Carolina é um belo exemplo do resultado desse trabalho cuidadoso que envolve as diversas equipes”, destaca a especialista. Com a saúde recuperada, a gestante vê muitos motivos para acreditar em dias melhores, após a pandemia. “A fé e a família são as minhas fortalezas. Meu marido, minha filha e o meu guerreiro, que já está com 31 semanas, me encorajam a cada amanhecer. Acreditem, confiem e esperem, pois tudo ficará bem!”, conclui.