Enquanto o mundo tenta articular meios capazes de conter o avanço do novo coronavírus até que seja desenvolvida (e disponibilizada) uma vacina, os hospitais se empenham em outra missão complexa: manter barreiras eficientes contra a Covid-19 para proteger os profissionais da saúde e pacientes em tratamentos diversos. Abraçando este desafio, o Hospital Português (HP) readequou os fluxos de atendimento e internação para assegurar as melhores práticas de cuidado e o desempenho de excelência, nos diferentes serviços. A medida estratégica integra o plano de ação e contingência do HP frente à Covid-19, para preservar a segurança no ambiente hospitalar através do cumprimento de protocolos assistenciais rigorosos. Conheça, a seguir, as principais medidas adotadas pelo HP frente a situação global!
Criação do Comitê de Gerenciamento à Pandemia
Com formação multidisciplinar de lideranças administrativas e assistenciais, e reuniões diárias, o Comitê de Gerenciamento à Pandemia de Covid-19 tem contribuído com os objetivos principais de: dar suporte à tomada de decisões relacionadas ao desempenho hospitalar e ao redirecionamento estratégico das condutas de rotina; orientar a comunicação institucional com a comunidade, os clientes, colaboradores e demais públicos; avaliar o rigor na aplicação de protocolos clínicos voltados às melhores práticas assistenciais; acompanhar o andamento do plano de ação e contingência do HP frente à Covid-19; assegurar o alinhamento permanente com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (MS), entre outras deliberações necessárias ao enfrentamento do novo coronavírus.
Segmentação do atendimento na Emergência Geral
Para reforçar a segurança no acolhimento de todos os pacientes que buscam a Emergência Geral do HP, a Unidade está segmentada por diferentes Alas. Assim, após minuciosa triagem, os pacientes que não apresentam queixas respiratórias têm encaminhamento diferenciado dos demais. Este fluxo especial de atendimento gera maior segurança assistencial para os clientes e profissionais da linha de frente do cuidado.
Suspensão do acesso de visitantes e limitação do número de acompanhantes
Diante do cenário imposto pela Covid-19 e da consequente necessidade de ampliação da segurança de pacientes internados e profissionais da saúde, o HP limitou a presença de acompanhantes em suas dependências e suspendeu o acesso de visitantes, a partir de março. Assim, os pacientes das Unidades de Internação da Maternidade dispõem de apenas um acompanhante. O mesmo acontece na Emergência Geral, exclusivamente nos casos de paciente idoso, menor de idade ou com dificuldade de autocuidado e comunicação. Nas UTI especializadas (UGH, UCO, Semi-Intensiva e Neonatal) os pacientes dispõem de um acompanhante apenas, conforme os critérios de cada unidade. A Instituição proíbe, ainda, o acesso de pessoas com sintomas de gripes ou resfriados como acompanhantes dos pacientes.
“As ações assistenciais aos pacientes portadores de Covid-19, no Hospital Português, se processam mediante isolamento logístico de pessoas, trânsito interno e acomodações, também de materiais, além do rigoroso provimento supervisionado de equipamento de proteção individual (EPIs). Acrescente-se o tratamento personalizado de cada paciente, sob a égide do melhor juízo e de insumos terapêuticos das especialidades de saúde que regem a matéria”, destaca o superintendente médico, Dr. Vicente Araújo.
Fluxo exclusivo para exames e higiene rigorosa de salas e equipamentos
Os pacientes que necessitam realizar exames para o acompanhamento de alguma patologia e atualização do check-up clínico contam com a segurança de protocolos específicos para a realização de exames no HP. A Instituição adota fluxos exclusivos de acesso aos serviços e rigoroso processo de higienização e esterilização dos equipamentos, antes e após a utilização.
Uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) por todos os colaboradores
O HP mantém o rigor na disponibilização de EPI´s recomendados pelos órgãos da saúde para a proteção de todos os colaboradores, sem exceção, contra a Covid-19. Mesmo diante da dificuldade de adquirir esses itens no mercado, esta norma obrigatória vem sendo monitorizada e cumprida por todas as equipes assistenciais e administrativas, que entendem o uso destes itens como barreiras de proteção adicional no contato com o paciente.
Protocolo de paramentação e desparamentação
O HP obedece com rigor aos protocolos do Ministério da Saúde (MS) para a paramentação e desparamentação da equipe assistencial, durante o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Além disso, para assegurar a rotina no cumprimento de protocolos clínicos rigorosos alinhados com as diretrizes internacionais da saúde, a Instituição está intensificando os treinamentos e reciclagem das equipes, visando as melhores práticas de segurança dos pacientes e colaboradores.
“O HP tem somado esforços com a sociedade e as entidades da saúde, seguindo todas as ações de combate à esta doença infecciosa. É importante dizer que a adoção de medidas de prevenção às infecções no ambiente hospitalar antecede a pandemia. O Hospital possui práticas de rotina bem definidas e executadas pelas equipes das diversas áreas.Evidentemente, o cenário de pandemia intensificou todas as práticas seguidas devido à necessidade extrema de estabelecer barreiras específicas para reduzir efetivamente quaisquer riscos. Hoje, há um empenho e uma atenção ainda maiores do time multidisciplinar na adesão aos treinamentos, checagem dos protocolos de segurançausados na rotina de trabalho e busca pelo alto padrão assistencial. Tudo isto para assegurar as melhores práticas para pacientes e todos os envolvidos na linha de frente do cuidado”, observa a médica infectologista do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), Dra. Ana Paula Amorim.
Cuidado da Covid-19 por equipes exclusivas
No HP, os pacientes diagnosticados com o novo coronavírus recebem o suporte assistencial multidisciplinar de equipes especializadas e treinadas para o atendimento exclusivo aos portadores de Covid-19. A Instituição percebe que esta prática dirigida gera maior segurança na execução dos processos assistenciais internos.
Alas de internação específicas
O HP disponibiliza unidades de internação exclusivas para pacientes com sintomas respiratórios. Aqueles com a confirmação do diagnóstico de infecção pelo novo coronavírus permanecem em isolamento e distanciados dos demais pacientes, ocupando apartamentos exclusivos para o tratamento diferenciado com segurança.
Alta tecnologia de ventilação em UTI´s exclusivas para tratar Covid-19
Como medida de segurança e proteção, todos os leitos de UTI do HP contam com uma das mais avançadas tecnologias em sistema de ventilação, que produz pressão negativa no ambiente e impede que o ar de dentro do quarto escape para fora, evitando a disseminação de doenças contagiosas por vias aéreas. O HP é um dos poucos hospitais, na cidade, a oferecer tratamento intensivo para pacientes diagnósticados com Covid-19 em unidades de terapia intensiva equipadas com tecnologia de ponta que produz pressão negativa.
Elevador exclusivo para pacientes com Covid-19
Com o intuito de evitar a proliferação do novo corononavírus e reforçar o distanciamento social, o HP disponibiliza elevadores exclusivos para pacientes com o diagnóstico da Covid-19. A medida integra os fluxos exclusivos de atendimento adotados pela Instituição para cada caso, conforme condutas clínicas rigorosas da assistência.
“Ao disseminar ações preventivas de modo sistêmico, mantendo o foco na segurança do paciente e do corpo funcional, o HP eleva os níveis de qualidade e segurança na hospitalização. O alcance desse resultado se deve, especialmente, ao forte engajamento dos colaboradores dos diferentes serviços; que, mesmo habituadas à rotina de trabalho orientado por diretrizes internacionais da saúde, se superam a cada dia para cumprir protocolos rigorosos e acolher com excelência todos os pacientes que buscam a Instituição neste momento, inclusive aqueles sem Covid-19“, finaliza o coordenador do Comitê de Gerenciamento à Pandemia, Dr. Márcio Peixoto.
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