Notícias Fique por dentro das novidades

A importância da medicina preventiva

12 de junho de 2020

Por definição, a medicina preventiva é uma especialidade médica que tem como foco de atuação principal a atenção primária à saúde, isto é, a busca por evitar o aparecimento de doenças. Além disso, a área se propõe a realizar diagnósticos precoces e instituir recursos terapêuticos o mais brevemente possível, a fim de impedir o avanço de patologias, o surgimento de complicações associadas e a necessidade de tratamentos invasivos. Em tempos de isolamento social e quarentena motivada pela pandemia de Covid-19, o propósito de cuidar da saúde de modo integral e contínuo tem sido comprometido pelo afastamento de boa parte da população dos serviços médico-hospitalares. Um fato preocupante, na visão do superintendente médico do Hospital Português, Dr. Vicente Araújo.

“O novo coronavírus inspira cuidados e as pessoas devem seguir todas as medidas de proteção recomendadas. Contudo, tão importante quanto evitar o contágio pela Covid-19 é impedir que doenças pré-existentes sejam negligenciadas e corram o risco de agravamento”, pondera o gestor. Nesse sentido, ele lembra que a atenção integral à saúde se dá em todos os níveis, envolvendo a prevenção do surgimento de enfermidades em pessoas saudáveis e, ainda, o controle efetivo de patologias já instaladas e diagnosticadas. “Não podemos esquecer que a nossa sociedade está em franco processo de envelhecimento. Buscar um estilo de vida preventivo, tendo o suporte médico-hospitalar como um aliado da saúde, é a melhor forma de atingir a longevidade com qualidade de vida”, complementa.

Diante da insegurança natural que o momento de pandemia pode causar nas pessoas, inclusive, motivando a descontinuidade do acompanhamento médico de rotina, Dr. Vicente destaca que o paciente conta com todas as medidas preventivas e o preparo das equipes multidisciplinares do HP para realizar consultas médicas, exames de rotina e procedimentos, com total segurança. “A Instituição está devidamente preparada para receber os pacientes que necessitam tomar as medicações de uso contínuo conforme a prescrição do especialista, e dar continuidade aos seus tratamentos nas diferentes especialidades médicas, como Oncologia, Cardiologia, Ortopedia, Cirurgia, dentre outras. Sabemos que muitas doenças não podem esperar e que esse cuidado com a saúde é essencial para preservar a qualidade de vida”, finaliza o gestor.