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Prevenção e terapia do câncer

20 de julho de 2020

Acompanhamento médico de rotina é essencial para quem já tem a doença ou busca evitá-la

Por medo de contrair a Covid-19, muita gente tem adiado a ida ao médico para realizar a habitual avaliação clínica e os exames de rotina. Mas ao contrário do que se pretende, tal decisão representa um risco à saúde. “Mesmo no atual cenário de pandemia do novo coronavírus, pessoas de todas as idades continuam tendo o bem-estar afetado pelo surgimento ou agravamento de diferentes enfermidades. Negligenciar os cuidados preventivos ou descontinuar os tratamentos já estabelecidos só piora essa situação, pois produz uma onda de diagnósticos tardios e pode levar ao descontrole e à rápida progressão de doenças crônicas, como o câncer”, adverte o oncologista e líder do Centro de Oncologia HP/Clion, Dr. Fernando Nunes.

Reconhecido como patologia crônica prevenível por meio de mudanças no estilo de vida e acompanhamento médico periódico, o câncer afeta mais de 600 mil brasileiros por ano. Esta estatística deve se manter para o surgimento de novos casos até o final de 2020, de acordo com projeções do Instituto Nacional do Câncer – INCA. Em se tratando das estratégias de combate aos diferentes tipos de tumores, o oncologista ressalta que a atitude preventiva é a melhor forma de lidar com a doença, pois o cuidado em estágios mais avançados aumenta o risco de complicações e reações adversas ao tratamento, que também tem seu potencial de efetividade comprometido. “As perspectivas de tratamento curativo sofrem interferência direta do tempo decorrido entre a descoberta do câncer e o início e a continuidade da terapia. Diagnósticos precoces favorecem tratamentos menos invasivos para o paciente e trazem chances expressivamente maiores de controle e cura”, enfatiza o especialista.

Segurança no cuidado do paciente oncológico

Para enfrentar o momento de pandemia, o Centro de Oncologia HP/Clion implementou medidas rígidas de segurança, buscando ampliar a proteção de colaboradores e pacientes, durante o atendimento médico-hospitalar. Assim, quem precisa sair do isolamento social para prosseguir em tratamento no serviço, encontra um ambiente totalmente preparado para a assistência segura. A unidade segmentou os fluxos de atendimento e tem priorizado o cuidado presencial de pacientes com quadros clínicos urgentes e a assistência remota para pacientes estáveis. Além disso, realizou acordos com alguns planos de saúde para liberar alguns medicamentos antecipadamente, inclusive quimioterápicos orais, buscando otimizar o planejamento terapêutico individualizado do paciente.

O Serviço também tem operado com número reduzido de agendamentos clínicos diários, para evitar aglomeração de pessoas. As recepções contam com proteção de visor em acrílico e as salas de espera e de terapia mantêm a separação das poltronas, cumprindo o distanciamento seguro entre pacientes. No acesso ao Serviço, cada paciente e respectivo acompanhante tem a temperatura corporal aferida. Pacientes com atendimento agendado são contatados por telefone para identificação prévia de sintomas gripais. Outras medidas preventivas, como a higiene das mãos, são reforçadas com todo o time multiprofissional, que também passa por testagem permanente – colaboradores com sintomas gripais são afastados do ambiente laboral.

De acordo com o especialista, o Serviço tem orientado pacientes com sintomas gripais a desmarcarem o agendamento e procurarem o atendimento emergencial do HP. Já aqueles que chegam ao local apresentando algum sintoma são orientados a passar por avaliação médica inicial no Serviço, com especialista devidamente paramentado e, caso necessário, seguirem para a emergência hospitalar. “Todos esses critérios têm sido cumpridos rigorosamente e nos permitem oferecer um ambiente assistencial seguro para os pacientes e profissionais”, conclui o oncologista.