Notícias Fique por dentro das novidades

A fé em tempos difíceis

4 de setembro de 2020

Cuidar da vida espiritual é importante para ajudar superar medos e angústias. A fé é um dos caminhos para encontrar a paz, conforto e segurança, principalmente para superar os momentos difíceis. O papel da Igreja nesse período de pandemia é de fundamental importância no sentido de dar esperança e mostrar que não estamos sozinhos e desamparados. O capelão do Hospital Português, José Luiz Lima dos Santos, diz que cabe a Igreja, como sendo uma comunidade viva e dinâmica, estender a mão e mostrar solidariedade. “Pela fé estamos ligados firmemente a Deus que é amor, princípio e criador da vida. Nele que encontramos misericórdia e consolo. A fé é o elemento vital para a vida espiritual”.

Para o religioso, “A pandemia só pode ser enfrentada por meio da fé que nos dá forças. Não é uma questão de equilíbrio entre a fé  e pandemia. Existe uma tragédia que nos assola, como essa doença divulgada por todos os meios de comunicação, mas, efetivamente, ainda pouco conhecida. A fé nessas circunstâncias é o esteio do povo de Deus, pois Ele é o nosso guia e mestre em que devotamos com todo o coração, a nossa vida, angústias e dificuldades. Na fé, eu tenho a certeza do amor de Deus e posso crer no amanhã, na vida eterna. Já na pandemia, temos uma certeza: é mais uma doença que deve ser enfrentada com luta e perdas de vida. Vamos lutar enfrentando medo, incerteza e dor”, afirmou.

Mensagem de paz

Para o capelão do HP, este momento é de profunda reflexão. Para quem perdeu algum ente por Covid-19, fica a saudade e um antigo questionamento: qual a causa do sofrimento humano? Por que perdi alguém querido? Como vou sobreviver a esse vazio? “Não tenho respostas para estas perguntas, só sei que a dor da perda de um ente querido é pessoal e intransferível. Ninguém pode dizer: “eu sei o que você está sentindo”, diga apenas: “eu estou ao seu lado, recline no meu ombro e vamos chorar juntos”.

Ainda sobre a situação atual, o padre faz uma reflexão “Igrejas foram forçosamente fechadas em combate a um inimigo invisível e implacável. A pandemia do século XIV devastou o mundo, e hoje, sete séculos após, uma nova situação nos assola. Mesmo com tanta evolução científica, continuamos frágeis. Este é um momento único de transformação e retomada da vida com novos parâmetros de comportamento e atitudes, com solidariedade e respeito pelo ser humano. Não tenham medo! Jesus está contigo veio para nós e está no meio de nós, viveu em nossa carne todos os sentimentos e dores humanas. Faça com que a mensagem que Ele deixou se torne presente em sua vida. Que Deus cubra nosso mundo de bênçãos”.

Padroeira homenageada

Seguindo os protocolos de segurança para a prevenção da Covid-19, o Hospital Português realizou, no dia 16 de agosto, às 8h da manhã, a celebração eucarística online em louvor a Nossa Senhora da Assunção, Padroeira da Instituição. A missa, realizada na Capela Externa, foi transmitida pelo Instagram oficial do HP.