Notícias Fique por dentro das novidades

HP investe na compra de energia limpa, 100% renovável

19 de outubro de 2020

Mantendo o olhar voltado para o desenvolvimento com autossustentabilidade, o Hospital Português (HP) fechou contrato para o suprimento de energia elétrica, nos próximos seis anos, oriunda de fontes limpas e 100% renováveis. O ingresso do HP no mercado livre de energia abre um novo capítulo na história de quase duas décadas de práticas sustentáveis da Instituição, que inclui a conquista recente do título de Hospital Modelo em Sustentabilidade. Ao optar por fontes alternativas livres de poluição o Hospital incentiva os produtores de energia limpa e reafirma a sua Política de Meio Ambiente.

Foco na autossustentabilidade                                                               

Enquadrado na categoria de consumidor livre especial, o HP estabeleceu os termos e o prazo do contrato com base no histórico de consumo e fornecimento exclusivo de energia incentivada, isto é, oriunda de pequenas centrais hidrelétricas, parques eólicos, de biomassa, de biogás ou de energia solar. A decisão se alinha com os objetivos do Projeto HP+ Sustentável que, há cinco anos, segue impulsionando o desenvolvimento de ações socioambientais com participação dos colaboradores, obtendo resultados expressivos relacionados, especialmente, à gestão de recursos hídricos e ao tratamento e descarte de resíduos hospitalares.

Pensar em soluções sustentáveis tem gerado também economia de recursos financeiros para a Instituição. Com a contratação de energia diretamente das fontes geradoras e menores custos fixos atrelados, o Hospital conquista a possibilidade de redirecionar recursos para as demandas internas. Além disso, a consultoria de empresa especializada em transações do mercado livre deve potencializar as melhores condições de compra de energia pela Instituição, a qualquer tempo, bem como, auxiliar em eventuais ajustes necessários entre os volumes de energia contratados e medidos, evitando excedentes.

Por esses fatores, o mercado livre de energia se mostrou uma solução mais acessível e alinhada com as metas de autossustentabilidade do HP, a curto e longo prazo, de acordo com a gerente administrativa Scheila Velloso Barros. “O Hospital deve alcançar, no período, uma redução tarifária em torno de 20% dos custos com abastecimento das unidades e serviços (do Hospital, Centro Médico HP e da Maternidade Santamaria), além de atingir uma economia progressiva, a longo prazo”, observa Scheila.

Mercado livre de energia                                                                                               

Autor de práticas pioneiras na área de gestão ambiental, o HP se manteve atento ao mercado livre de energia, desde o início do Projeto HP + Sustentável, em 2015. Assim, a melhor forma de uso dos recursos energéticos esteve na pauta de discussões da Instituição ao longo dos últimos cinco anos. Mas, mudanças normativas determinaram que agora seria o melhor momento de migrar para esse modelo de compra de energia, sem prejuízos de implantação das próximas etapas já estudadas, como o retrofit de iluminação e energia solar, bem como, a aquisição de equipamentos com menor consumo energético.

Assim como acontece no ambiente de contratação regulada, as relações comerciais de compra e venda de energia no mercado livre são viabilizadas pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, no âmbito nacional. Consumidores das diferentes regiões brasileiras, que atendam aos requisitos, podem optar pelo modo de contratação mais conveniente. Para o HP, o modelo de mercado livre traz ganhos importantes para a autonomia na tomada de decisões, negociação de preços, sustentabilidade e eficiência energética, e desvinculação da tarifação sazonal – geralmente, afetada pelas mudanças climáticas.