Notícias Fique por dentro das novidades

Check-up clínico entre as metas para 2021

17 de dezembro de 2020

*Artigo do Dr. João Rafael Carneiro, coordenador Médico da Bioimagem do Hospital Português

Cotidianamente, milhares de pessoas são incentivadas a fazerem seus check-ups anuais. Muitas, paralisadas pelo medo de descobrirem algo ou pela correria do dia a dia, acabam postergando seus exames. E essa é uma atitude que pode ser fatal, afinal, a maioria das doenças quando detectadas em sua fase inicial traz maior probabilidade de cura, sendo uma verdade para as mais diversas patologias, desde infecções como pneumonia ou um câncer de mama, por exemplo.

Neste ano, a pandemia do novo coronavírus trouxe uma dificuldade a mais nessa equação. Perante o cenário de incertezas sobre o comportamento do vírus, principalmente no início da crise sanitária global, as avaliações médicas de rotina foram postergadas em favor do isolamento social. Não só as rotinas de check-ups foram postergadas, como também os acompanhamentos médicos de enfermidades que exigem um cuidado linear (como cânceres, doenças cardiovasculares, reumatológicas, entre outras), trazendo grande impacto na descompensação de pacientes.

Contudo, durante o ano de 2020 aprendemos muito sobre a Covid-19 e, hoje, podemos afirmar que é seguro retornarmos as avaliações médicas de rotina, desde que sejam seguidas as recomendações de segurança. É importante salientar que as unidades de saúde devem ter rotinas rigorosas de segurança, realizando uma pré-triagem dos pacientes com a suspeita de Covid-19, separando-os em áreas reservadas.

Na Bioimagem do Hospital Português, assim como nas demais unidades especializadas da Instituição, as rotinas de segurança foram desenvolvidas com o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH). Desse modo, a Bioimagem segue ações integradas que incluem o distanciamento demarcado entre os pacientes, a aferição de temperatura, o fornecimento de álcool em gel a 70% e máscaras de proteção aos pacientes, entre outras medidas. Todos os colaboradores, entre médicos e equipes de apoio, também utilizam os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

O paciente deve evitar expor-se a realização dos exames de rotina, somente se estiver com a suspeita da Covid-19. Nesse caso, a orientação é manter o período de isolamento domiciliar recomendado por seu médico, caso não seja preciso o suporte assistencial. Já o paciente sem suspeitas ou confirmação de contaminação atual de Covid-19, pode realizar seu check-up anual normalmente. Dessa forma, recomendo que as rotinas preventivas sejam retomadas, com consultas e exames regulares, favorecendo o diagnóstico precoce e melhores resultados assistenciais.