Notícias Fique por dentro das novidades

Superação na linha de frente do cuidado

17 de dezembro de 2020

Habituadas ao trabalho conjunto focado em melhores resultados – que, inclusive, motiva a renovação constante do selo de qualidade internacional –, as equipes do Hospital Português se depararam com um dos seus maiores desafios, nos últimos tempos: o enfrentamento à pandemia de Covid-19. Desde a instalação deste cenário no âmbito nacional, a rotina de plantões do corpo clínico da Instituição passou a ser intercalada por dias de trabalho intenso e vigilância rigorosa no cumprimento de protocolos de segurança, que se tornaram ainda mais rígidos quanto aos processos da hospitalização.

“A pandemia impôs transformações impreteríveis para elevar a segurança no atendimento ao paciente. Implementamos novas estratégias e fluxos de acolhimento, requalificamos as equipes periodicamente, adaptamos as estruturas dos serviços e aperfeiçoamos os métodos de reforço dos processos em curso. Todas essas adequações têm requisitado esforços ininterruptos de todos os membros dos times multidisciplinares. A motivação constante e generalizada é preservar o alto padrão do cuidado durante as diferentes etapas da internação”, destaca o coordenador da Gerência Técnica do HP e líder do Comitê de Gerenciamento à Pandemia de Covid-19, Dr. Márcio Peixoto.

O gestor lembra que a maturidade atingida pelas equipes na padronização do atendimento, com o uso e gerenciamento de protocolos clínicos, além do desenvolvimento de melhores práticas embasadas em indicadores de desempenho, é um diferencial que contribui enormemente para a rápida adaptação às recomendações do momento. “As equipes já detinham experiência na construção de fluxos de trabalho otimizados para maximizar os resultados de qualidade e segurança assistencial. O que fizemos foi usar essa expertise em favor do melhor enfrentamento dessa fase delicada”, ressalta Dr. Márcio.

Atualmente, em torno de 60% dos colaboradores do HP pertencem ao corpo clínico institucional. O grupo é formado por médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos, psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, odontólogos, entre outros membros do time multiprofissional. Para Dr. Márcio o trabalho diário prestado por essas equipes, somado ao desempenho dos colaboradores administrativos, é o maior responsável por cada progresso obtido na consolidação da excelência assistencial. “A pandemia nos apresentou desafios grandiosos, como também oportunizou aprendizados profundos e aprimoramentos que deverão ser mantidos no futuro. Nossos times cresceram em conhecimentos adquiridos, atuação sinérgica e competente. O resultado é perceptível na prestação de um atendimento mais seguro e qualificado ao paciente”, finaliza o gestor.