Habituadas ao trabalho conjunto focado em melhores resultados – que, inclusive, motiva a renovação constante do selo de qualidade internacional –, as equipes do Hospital Português se depararam com um dos seus maiores desafios, nos últimos tempos: o enfrentamento à pandemia de Covid-19. Desde a instalação deste cenário no âmbito nacional, a rotina de plantões do corpo clínico da Instituição passou a ser intercalada por dias de trabalho intenso e vigilância rigorosa no cumprimento de protocolos de segurança, que se tornaram ainda mais rígidos quanto aos processos da hospitalização.
“A pandemia impôs transformações impreteríveis para elevar a segurança no atendimento ao paciente. Implementamos novas estratégias e fluxos de acolhimento, requalificamos as equipes periodicamente, adaptamos as estruturas dos serviços e aperfeiçoamos os métodos de reforço dos processos em curso. Todas essas adequações têm requisitado esforços ininterruptos de todos os membros dos times multidisciplinares. A motivação constante e generalizada é preservar o alto padrão do cuidado durante as diferentes etapas da internação”, destaca o coordenador da Gerência Técnica do HP e líder do Comitê de Gerenciamento à Pandemia de Covid-19, Dr. Márcio Peixoto.
O gestor lembra que a maturidade atingida pelas equipes na padronização do atendimento, com o uso e gerenciamento de protocolos clínicos, além do desenvolvimento de melhores práticas embasadas em indicadores de desempenho, é um diferencial que contribui enormemente para a rápida adaptação às recomendações do momento. “As equipes já detinham experiência na construção de fluxos de trabalho otimizados para maximizar os resultados de qualidade e segurança assistencial. O que fizemos foi usar essa expertise em favor do melhor enfrentamento dessa fase delicada”, ressalta Dr. Márcio.
Atualmente, em torno de 60% dos colaboradores do HP pertencem ao corpo clínico institucional. O grupo é formado por médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos, psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, odontólogos, entre outros membros do time multiprofissional. Para Dr. Márcio o trabalho diário prestado por essas equipes, somado ao desempenho dos colaboradores administrativos, é o maior responsável por cada progresso obtido na consolidação da excelência assistencial. “A pandemia nos apresentou desafios grandiosos, como também oportunizou aprendizados profundos e aprimoramentos que deverão ser mantidos no futuro. Nossos times cresceram em conhecimentos adquiridos, atuação sinérgica e competente. O resultado é perceptível na prestação de um atendimento mais seguro e qualificado ao paciente”, finaliza o gestor.
This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Strictly Necessary Cookies
Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.
If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.