Notícias Fique por dentro das novidades

HP inicia imunização contra a Covid-19

10 de fevereiro de 2021

O Hospital Português (HP) iniciou, em 21 de janeiro, a aplicação de uma das medidas sanitárias comprovadamente mais eficazes no combate à pandemia de Covid-19: a vacinação. O presidente do HP, Orlando Manuel Cunha da Silva, destacou que a ação reforça a segurança para os profissionais ativos e pacientes em tratamento, cumprindo o protocolo estabelecido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A técnica de Enfermagem da unidade de internação do 2°C, Maria Iara Moreira, foi a primeira colaboradora a receber o imunizante. Ela pertence ao grupo prioritário nesta primeira etapa da campanha, que contemplou apenas profissionais da saúde que atuam diretamente na linha de frente contra a Covid-19. Sobre participar desse momento histórico na Instituição onde trabalha há 31 anos, ela disse sentir um misto de felicidade e alívio. “O HP é a minha segunda casa. Amo a minha profissão. Ao mesmo tempo, estou há 11 meses sem poder abraçar a minha filha e estar com o meu pai, de 91 anos. Agora, fico mais segura e confiante sabendo que em breve estaremos reunidos, novamente”, disse a colaboradora.

O fisioterapeuta Idiel de Barros, que atua na linha de frente nas Unidades de Terapia Intensiva do HP, revelou que a notícia da vacinação foi comemorada com pulos de alegria por seus filhos, Gabriel, de oito anos de idade, e Heitor, de seis anos, tamanha a expectativa da família. “Vivemos várias fases da pandemia, enfrentando desgaste físico e mental. A vacina traz alívio, sensação de dever cumprido e a esperança do fim desse período”, sintetizou o profissional. Prestando assistência de Infectologia aos pacientes com Covid-19, Dra. Mônica Borges, deixou clara a sua felicidade diante do acontecimento. “É um alívio começarmos a imunização no Hospital, tendo a perspectiva de avançar nesse processo, vacinando mais pessoas. Essa proteção traz mais tranquilidade pra gente que está mais exposto ao risco de contágio, representando a chegada de dias melhores”, observou a médica. Gratidão e felicidade também foram os sentimentos da enfermeira da unidade de internação do 2°C, Dirlane Ouais. “Estamos desde o começo no enfretamento à Covid-19. Torcemos muito por esse dia. A luta ainda não acabou, mas a vacina traz a esperança de retorno ao convívio próximo das pessoas. Estou há 11 meses distante da minha mãe, que é do grupo de risco. A vacina é como um presente”, disse a colaboradora.

Para a enfermeira chefe da Emergência Geral, Janaína Sanches, ainda que as medidas protetivas devam ser continuadas, o acesso à vacina é um passo importante para a retomada de uma vida normal. “A vacinação é a perspectiva de resgate da liberdade, de retorno seguro ao convívio com familiares e amigos, da tranquilidade de ir e vir. Aprendemos muito com todos os acontecimentos e acredito que estamos melhores para vivermos a era pós Covid-19”, declarou a enfermeira. Envolvido no atendimento ao paciente durante a pandemia e vendo os impactos associados à Covid-19, o coordenador médico da UTI Geral, Dr. Octavio Messeder avalia como extremamente importante o início da campanha de vacinação. “Vejo com muita esperança e bons olhos o início da imunização dos colaboradores do HP que estão durante todo o ano se dedicando ao atendimento dos pacientes com Covid-19. A vacina é uma forma essencial de proteger as pessoas”, concluiu o médico.