Notícias Fique por dentro das novidades

HP disponibiliza teste de antígeno para Covid-19.

13 de abril de 2021

Prazo de entrega mais rápido e alta eficácia diagnóstica são diferenciais do exame 

 

O Serviço de Medicina Laboratorial do Hospital Português (HP) está disponibilizando o teste de antígeno como uma opção eficaz e mais rápida de acesso ao diagnóstico de Covid-19. O procedimento possibilita a liberação do laudo técnico em cerca de uma hora, tanto para os pacientes internados no HP, quanto para aqueles assistidos na Emergência. No caso de pacientes em atendimento médico ambulatorial que necessitam realizar o exame, a liberação do resultado acontece no intervalo de 24 horas. Esse prazo ainda pode ser reduzido para até duas horas, nas situações de urgência, com entrega do laudo pela internet ou na própria Unidade laboratorial. Além do teste de antígeno, o HP realiza o teste sorológico, o teste rápido para detecção de anticorpos e o exame de RT-PCR. 

 

A adição desse teste imunológico rápido ao rol de exames ofertados pelo Serviço, na visão do vice-coordenador médico da unidade, Dr. Fábio Sodré, otimiza bastante o tempo de entrega dos laudos de Covid-19. “Enquanto o teste de RT-PCR leva, em média, de dois a três dias para ser realizado, o teste de antígeno tem liberação dentro de algumas horas”, compara o especialista. Essa celeridade é vantajosa na avaliação de pessoas com sintomas da doença, como também, na testagem de quem está assintomático, mas teve exposição de alto risco ao vírus no contato com pessoa infectada. O exame também traz benefícios para as condutas assistenciais na hospitalização. “Alguns pacientes com Covid-19, mesmo depois de tratados e curados, permanecem internados devido a complicações causadas pela doença. O teste de antígeno permite diagnosticar rapidamente se ainda há sinais de infecção ativa ou presença do vírus no organismo. Em caso negativo, o paciente pode sair logo do isolamento e ser realocado em uma unidade não Covid-19”, informa o médico.    

 

Diferente do teste de RT-PCR, que detecta uma parte do código genético do vírus (RNA), e do teste rápido para detecção de anticorpos (IgM, IgG, IgA), que identifica a resposta do organismo ao vírus, o teste de antígeno detecta fragmentos da estrutura viral (proteína). Essa característica do método, de acordo com Dr. Fábio Sodré, torna o nível de segurança e confiabilidade superior ao do exame de anticorpos, principalmente, na fase aguda (primeiros dias da infecção), quando o paciente está sintomático e transmite a doença. “O teste de antígeno detecta uma parte do vírus, assim como o RT-PCR, indicando seguramente a presença viral na amostra analisada, independentemente de o paciente apresentar sintomas ou não. Essa forma de ação torna o exame muito superior ao teste rápido de anticorpos”, explica o especialista, ressaltando que em caso de resultado positivo não é preciso repetir o teste, nem realizar outro método para confirmação. 

 

O procedimento deve ser feito entre o terceiro e o quinto dia após o início dos sinais de Covid-19 – período apontado por estudos como sendo o de maior carga viral e consequente chance aumentada de diagnosticar a infecção. Quando os sintomas são muito intensos, a orientação é antecipar o exame. Quem permanece sintomático e não fez a análise no período recomendado, deve fazer mesmo após o quinto dia de início dos sintomas. A coleta de material é semelhante ao teste de RT-PCR, feita com um cotonete especial (swab) introduzido na parte posterior da narina (nasofaringe) ou na parte posterior da boca (orofaringe) – locais em que o vírus mais se concentra.