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Higienização das mãos e segurança assistencial

21 de maio de 2021

A despeito de todo o refinamento alcançado no cuidado do paciente, com melhores práticas assistenciais e uso de novas tecnologias, um fator continua primordial à promoção da segurança e qualidade do atendimento: a higienização das mãos. Esta atitude primária está associada ao combate efetivo de micro-organismos potencialmente nocivos à saúde, que encontram nas mãos um veículo de transmissão. Estudos reconhecidos mundialmente demonstram a alta eficácia desta medida, corroborando a recomendação simples de higienizar as mãos com água e sabão ou álcool gel 70% (quando não houver sujidade visível). Não à toa, esta é uma das ações coordenadas mais difundidas nos dias atuais para a prevenção e o controle da pandemia de Covid-19.

Os estudos relacionados também apontam que a adesão dos profissionais de saúde às boas práticas de higienização das mãos é um dos pilares da segurança do paciente. Sem a higiene oportuna e correta das mãos os demais esforços empenhados contra a transmissão de infecções ficam comprometidos. Com a pandemia, o cumprimento dessa medida ganhou uma ênfase ainda maior, dentro e fora do meio assistencial. No Hospital Português (HP), os resultados efetivos desta atenção continuada se traduzem em um ambiente de cuidado mais seguro, com baixo risco de eventos adversos e consequente redução do tempo de internação e dos custos associados.

A Instituição investe sistematicamente em melhores práticas de rotina e ações de reforço da segurança assistencial. As intervenções impulsionadas pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e desempenhadas diariamente pelos times multiprofissionais das diversas áreas partem da visão de que todos são controladores de infecção. O engajamento das equipes é reforçado pela educação continuada, através de treinamentos para reciclagem de conhecimentos. Outro estímulo fundamental à adesão dos times é a localização estratégica e o fácil acesso aos recursos necessários para a higienização das mãos, como pias e dispensadores de álcool em gel, nas diversas unidades.

O HP entende que a excelência no atendimento de alta complexidade do paciente é construída no dia a dia, com o envolvimento de todos os colaboradores na execução primorosa das pequenas ações que compõem a rotina assistencial. Este compromisso está vinculado aos melhores desfechos clínicos, tanto quanto a oferta de uma infraestrutura moderna e apta ao cuidado de excelência – com grupos multiprofissionais devidamente preparados para a prestação da assistência; definição e seguimento rigoroso de práticas de segurança e qualidade; manutenção de rotinas e metodologias de trabalho padronizadas; e o emprego de recursos e tecnologias atualizadas.