Notícias Fique por dentro das novidades

Avaliação pré-anestésica na gestação

10 de junho de 2021

*Entrevista com Dr. Emmanuel Isaias, coordenador do Serviço de Anestesiologia do HP.

A preparação da gestante para a chegada do bebê envolve uma série de decisões importantes, particularmente, no que tange a saúde do binômio materno-fetal. A realização da avaliação pré-anestésica é um desses cuidados que precisam ser tomados a fim de que tudo ocorra bem na hora do parto. Mesmo grávidas que anseiam pelo parto normal devem receber orientações do médico anestesiologista. Essa atenção especializada amplia a segurança e o bem-estar psicoemocional materno durante a espera do nascimento do bebê, como informa o coordenador médico do Serviço de Anestisologia do Hospital Português (HP), Dr. Emmanuel Isaias. Confira, a seguir, a entrevista com o especialista!

Em que consiste a avaliação ou consulta pré-anestésica na gravidez?

Visto que a população obstétrica é composta por mulheres jovens, muitas delas sem nenhuma experiência cirúrgica prévia, a consulta pré-anestésica é o primeiro contato da gestante com um médico anestesiologista. Este momento é reservado ao esclarecimento de todas as dúvidas que a paciente possa ter, relativas ao procedimento anestésico-cirúrgico. É recomendado que a gestante portadora de algum problema de saúde prévio venha para a consulta com os seus exames complementares e com os relatórios dos seus médicos especialistas, para que o anestesiologista possa traçar o melhor plano de assistência durante o parto.

Dentro do protocolo de parto seguro, como avaliação pré-anestésica beneficia a gestante e o bebê?

Para a efetiva segurança do procedimento anestésico faz-se necessário o conhecimento prévio dos problemas de saúde que a paciente apresenta, suas restrições e suas alergias. A paciente que realiza a consulta pré-anestésica na gestação chega mais tranquila à sala de parto, pois já foi informada previamente acerca das etapas do procedimento, mesmo se esta for a sua primeira vez em uma sala de cirurgia. No consultório, a paciente também será avaliada por uma enfermeira obstétrica, que irá checar os exames do pré-natal; e, caso a profissional note alguma alteração de maior importância, será emitida uma notificação no sistema, para que as equipes fiquem cientes, a fim de oferecer um atendimento mais humanizado e personalizado, de acordo com as necessidades da gestante.

Em que momento da gestação essa medida deve ser adotada? Mesmo quem deseja o parto normal deve passar por avaliação pré-anestésica?

É recomendado que a partir de 35 semanas (o equivalente a oito meses de gravidez), a paciente já procure o hospital para fazer o agendamento da consulta pré-anestésica. É importante trazer todos os exames realizados no pré-natal e os demais exames complementares, caso a paciente tenha alguma patologia prévia à gestação, pois o anestesiologista precisará avaliar quais os possíveis impactos que este problema de saúde poderá ocasionar, inclusive podendo contraindicar alguma determinada técnica anestésica. A consulta com o médico anestesiologista também é indicada para gestantes que pretendem optar pelo parto normal, pois, no decorrer do trabalho de parto, a paciente pode requerer suporte anestesiológico, para analgesia de parto, ou até mesmo para uma conversão para cesariana.

 Quais dúvidas e medos mais comuns são relatados pelas gestantes ao médico anestesiologista?

As principais dúvidas das gestantes giram em torno de dois pontos básicos: a técnica anestésica e o jejum. Toda paciente quer saber no que consistem os bloqueios espinhais, como é o “script” da anestesia, se o bloqueio causará algum desconforto imediato, se ficará com as pernas dormentes e em quanto tempo voltará a sensibilidade. O outro tópico é o jejum pré-operatório e quanto tempo depois do parto a paciente poderá voltar a se alimentar. Assim, durante a avaliação pré-anestésica, a gestante tem a oportunidade de receber todas as informações médicas necessárias para conhecer as etapas que serão realizadas no Centro Obstétrico, visando garantir um parto seguro.

Como é agendada a avaliação pré-anestésica gestacional no Hospital Português?

Oferecendo assistência qualificada e segura às pacientes, o Serviço de Anestesiologia do Hospital Português (HP) disponibiliza horários de consulta pré-anestésica especialmente destinados às gestantes. O agendamento conta com o apoio de uma enfermeira especializada em obstetrícia. Para marcação de consultas, basta ligar nos números de telefone: 3203-5019 ou 3203-5119.