Notícias Fique por dentro das novidades

Corpo Clínico: imunização e saúde

10 de junho de 2021

A articulação de estratégias de saneamento e salubridade segue consolidada historicamente como meio eficaz de prevenção de doenças evitáveis. Mesmo com melhores condições de higiene e práticas mais disseminadas na comunidade, faz-se necessário lançar mão de outros instrumentos de proteção da saúde, como é o caso da imunização em massa. Esta medida ganha relevância extrema nos dias atuais, ao contribuir significativamente para mitigar (e até mesmo eliminar) o risco de complicações causadas por infecções, como a Covid-19.

“A prevenção de doenças através da vacinação, principalmente em se tratando de doenças causadas por vírus, tem se mostrado como a melhor solução da assistência integral à saúde. A promoção de saúde, estimulando as pessoas a se cuidarem e manterem a prevenção mediante ações objetivas, evita a ocorrência de enfermidades que precisam de cuidados médicos hospitalares. Essas são assertivas de segurança sanitária individual e coletiva”, ressalta o superintendente médico do Hospital Português (HP), Dr. Vicente de Araújo.

Ainda que hoje a Covid-19 domine a atenção global, a lista de enfermidades com potencial similar de letalidade e incapacitação é extensa; abrange H1N1, hepatite B, sarampo, pneumonia, poliomielite, tétano, dentre tantas outras. Daí a completa importância de manter o cartão vacinal atualizado. Através do Programa Nacional de Imunizações, o Ministério da Saúde estabelece um calendário anual de vacinações, ofertando mais de 40 tipos de imunizantes gratuitamente para a população. Com esta medida, o país vem conseguindo conter a incidência de diferentes doenças infecciosas nas últimas décadas. A definição do público-alvo para cada campanha segue beneficiando, especialmente, os mais vulneráveis, como crianças, idosos, pessoas com comorbidades e gestantes. Este desempenho reforça o papel da imunização para a saúde individual e coletiva.

O incentivo ao cumprimento dessa medida protetiva pelos colaboradores das diferentes faixas etárias do HP, tem sido foco de ações institucionais, de acordo com o gerente de Recursos Humanos, Kleydson Oliveira. O gestor informa que todas as equipes foram mobilizadas em torno das campanhas de imunização contra a Covid-19 e a H1N1. “A vacinação também foi realizada na própria Instituição, o que facilitou o acesso e motivou a grande adesão de profissionais dos diversos serviços à meta de imunização dos times da saúde. O HP apoia essa estratégia que amplia enormemente a segurança dentro e fora do ambiente assistencial”, finaliza o gestor.