Notícias Fique por dentro das novidades

HP segue à espera de doadores de sangue

10 de junho de 2021

A quantidade diminuta de bolsas de sangue no estoque dos centros de saúde de todo o país é um dos muitos reflexos da pandemia do coronavírus. Com o afastamento dos voluntários, a queda no volume total de doações gira em torno de 20%, no comparativo entre 2019 e 2020, de acordo com o Ministério da Saúde. A situação é vista pelo setor com preocupação, uma vez que interfere na rotina de assistência aos pacientes hospitalizados. A campanha Junho Vermelho, motivada pelo Dia Mundial do Doador de Sangue (14/06), reforça o apelo aos brasileiros para que busquem uma unidade de saúde e doem sangue. Pessoas da comunidade, assim como profissionais das diversas áreas, especialmente da saúde, são igualmente esperados.

O Banco de Sangue do Hospital Português (HP)/Vita Bahia é um dos que seguem com estoque reduzido à espera de doadores voluntários. Para recuperar o volume habitual de doações e reestabelecer o número de bolsas, o Serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h e, aos sábados, das 8h às 12h. Além disso, disponibiliza dois números para agendamento da doação: (71) 3052-4264 e (71) 99940-6106 (WhatsApp). Diante da fase crítica atual, a especialista da unidade, Dra. Ariette Luize Pires, diz que a expectativa é sensibilizar tanto quem vai doar pela primeira vez, como quem já possui cadastro de doador.

Sem os voluntários não conseguimos manter níveis seguros de estoque para garantir o fornecimento. Só é preciso dedicar alguns minutos do dia para efetivar a doação de sangue. Todo o processo leva cerca de 45 minutos e pode salvar até quatro vidas”, enfatiza a médica. Os principais beneficiados são os pacientes cirúrgicos, oncológicos, imunosuprimidos, recém-nascidos prematuros ou com doença falciforme, que necessitam de transfusões de sangue. O processo é feito por equipe experiente e preparada. A Instituição também cumpre protocolos rigorosos, alinhados com as normas definidas pelos órgãos oficiais da saúde. Esse rigor confere alto padrão de qualidade e segurança à doação de sangue, de acordo com a especialista.

O que é preciso para ser um doador de sangue                        

Para se voluntariar à doação de sangue basta apresentar um documento oficial com foto, ter 50 Kg ou mais, estar em boas condições de saúde e ter entre 16 anos e 69 anos de idade. Quem vai doar sangue pela primeira vez precisa ter até 60 anos de idade. Mulheres voluntárias não poderão estar grávidas. Adolescentes, entre 16 e 17 anos, devem estar na companhia de um dos pais e apresentar o consentimento por escrito dos representantes legais.

Tendo os requisitos validados, o voluntário é cadastrado no Banco de Sangue, passa pela triagem clínica e hematológica para realizar a doação em seguida. Após a coleta de material, o sangue segue diferentes etapas de exames (fracionamento dos componentes