Notícias Fique por dentro das novidades

Check-up da pessoa idosa

26 de julho de 2021

Acompanhamento médico e exames de rotina são essenciais à prevenção e ao controle de doenças 

Poder viver mais e melhor é um desejo genuíno do ser humano e cada vez mais tangível, a partir da adoção de cuidados preventivos com a saúde. Os recursos da medicina, aliados ao cultivo de bons hábitos, dão uma contribuição importante à promoção do envelhecimento com qualidade de vida. Para quem já passou dos 60 anos, desenvolver uma rotina de atenção com a saúde e eventuais sintomas é ainda mais relevante, devido a maior tendência para o surgimento de disfunções próprias da idade, como observa a médica geriatra do Hospital Português (HP) e especialista pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), Dra. Kátia Guimarães.

É ideal que toda pessoa realize uma consulta médica, pelo menos uma vez por ano. A atenção com a saúde deve ser integral. No caso dos idosos, o geriatra é o médico responsável por esse acompanhamento e pela avaliação do check-up clínico (exames de rotina) do paciente”, destaca a especialista.

Outros especialistas também podem participar do suporte médico ao idoso, como o cardiologista, o ortopedista, o endocrinologista, dentre os diversos profissionais da saúde. Esse reforço é recomendado sempre com base na avaliação individualizada do paciente e no seu check-up clínico. A partir dessa investigação, o médico pode identificar quadros mais complexos que demandam a prestação do cuidado multidisciplinar, voltado à reabilitação da saúde. Para tanto, as pessoas necessitam dar continuidade ao atendimento especializado, sobretudo as mais velhas e aquelas que apresentam alguma doença diagnosticada.

Dra. Kátia lembra que hoje muitos idosos já estão vacinados contra a Covid-19 e os serviços médico-hospitalares estão amplamente estruturados para o acolhimento seguro. “Centros de referência como o HP mantêm protocolos rigorosos de segurança e qualidade assistencial em todos os serviços, para que os pacientes possam realizar os seus atendimentos e sigam os tratamentos prescritos”, ressalta a médica.

Através da análise individualizada do idoso e dos seus exames clínicos, laboratoriais e de imagem (muitas vezes, incluindo avaliações complementares mais específicas), o especialista pode traçar o diagnóstico de doenças ainda assintomáticas e intervir para o controle de disfunções já estabelecidas. Nas idades mais avançadas, conforme dados da SBGG, é comum aparecerem problemas de saúde relacionados a doenças cardiovasculares, neoplásicas, respiratórias, disfunções ortopédicas, além da maior prevalência de patologias neuropsiquiátricas decorrentes de condições como o Parkinson e Alzheimer.

A especialista observa que muitas dessas doenças podem ser evitadas ou ter a sua progressão controlada por meio de tratamentos instituídos no momento certo. Ainda assim, tais enfermidades seguem como causa de incapacidade funcional em idosos, no Brasil. “Mesmo com comorbidades, o idoso que é assistido adequadamente e em tempo hábil tem mais chances de vivenciar a longevidade com preservação da autonomia, independência e qualidade de vida”, ressalta a geriatra.

A médica também destaca que o envelhecimento é uma condição natural e não está necessariamente ligado ao adoecimento e à ausência de higidez. Desde a juventude, o estilo de vida levado ao longo dos anos atua como uma espécie de poupança, tendo grande influência na forma como se envelhece. Nesse sentido, o cultivo de bons hábitos alimentares, a prática regular de exercícios físicos, a boa qualidade do sono, os vínculos sociais e afetivos, o acompanhamento médico periódico e a realização de exames voltados à prevenção e ao controle de doenças, são fatores que atuam em conjunto para preservar o bem-estar físico e mental de qualquer indivíduo, especialmente daqueles acima dos 60 anos.

Para quem ainda não tomou essas atitudes a médica alerta que sempre é tempo de começar. “A qualquer momento é possível reconhecer o que pode ser melhorado na rotina e substituir comportamentos nocivos por atitudes saudáveis. O corpo sente essas mudanças e responde com a melhora funcional, que se reflete tanto na disposição física, como no humor”, finaliza a especialista.

Conheça alguns serviços especializados do HP para a realização do seu check-up:

  • Serviço de Bioimagem
  • Serviço de Medicina Laboratorial
  • Serviços Cardiológicos (Arritmia e Eletrofisiologia, Hemodinâmica, Ecocardiografia e Eletrocardiografia)
  • Laboratório do Sono
  • Serviço de Endoscopia Digestiva
  • Serviço de Ortopedia e Traumatologia
  • Centro de Urologia
  • Serviço de Ginecologia
  • Laboratório de Anatomia Patológica