Notícias Fique por dentro das novidades

Saúde do Idoso: bons hábitos melhoram a qualidade de vida

17 de janeiro de 2023

Cada vez mais ativos e conectados, os idosos estão cheios de disposição para se cuidar, viajar, manter uma vida social e aprender novas habilidades

Esse novo perfil do idoso acompanha aumento da expectativa de vida do brasileiro, que hoje é de 77 anos; mas essas mudanças de comportamento trazem inúmeros desafios e novos ajustes às condições de vida e saúde da população com mais de 65 anos. O desafio é equilibrar o bem-estar e a independência, sem deixar de lado a atenção e os cuidados necessários com a saúde.

À medida que envelhecemos vamos perdendo nossa reserva orgânica e, consequentemente com o desgaste natural do organismo, o corpo humano fica mais suscetível às limitações, tanto para atividades físicas quanto para o uso da memória e funções cognitivas em geral. Mas isso não deve significar restrição total das atividades físicas e vida social.

A rotina de exercícios, o sono regulado e cultivo de uma alimentação equilibrada, bem como a manutenção de vínculos sociais e afetivos, são essenciais para um envelhecimento saudável. A atividade física adequada favorece a oxigenação e o fluxo sanguíneo no cérebro, ativa os reflexos e contribui para prevenir doenças como hipertensão e diabetes, que interferem na atividade cerebral e afetam a memória.

Manter corpo e mente em movimento é tão imprescindível quanto ter os exames preventivos e o acompanhamento médico individualizado em dia. Algumas doenças são silenciosas e costumam aparecer nesta faixa etária, a exemplo das já citadas (diabetes e pressão alta). O rastreio precoce permite ao médico identificar quadros mais complexos que demandam o cuidado multidisciplinar, direcionando assim para a melhor linha de tratamento e resultados melhores.

A médica geriatra do Hospital Português (HP) e especialista pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), Dra. Kátia Guimarães, alerta para um cuidado contínuo com o idoso. “É ideal que toda pessoa realize uma consulta médica, pelo menos uma vez por ano. A atenção com a saúde deve ser integral. No caso dos idosos, o geriatra é o médico responsável por esse acompanhamento e pela avaliação do check-up clínico (exames de rotina) do paciente”, destaca a especialista.

Envelhecer bem é um exercício que deve começar desde cedo, cultivando melhores hábitos no dia a dia.  O estilo de vida que levamos ao longo dos anos influencia diretamente no nosso envelhecimento. Sendo assim nunca é tarde para mudar as escolhas alimentares, abandonar o sedentarismo e adotar uma vida mais leve e sadia. “A qualquer momento é possível reconhecer o que pode ser melhorado na rotina e substituir comportamentos nocivos por atitudes saudáveis”, finaliza a especialista.