Notícias Fique por dentro das novidades

CÁPSULA ENDOSCÓPICA: procedimento inovador para avaliação do intestino delgado

26 de julho de 2023

Disponível no Serviço de Endoscopia Digestiva do Hospital Português, o exame não invasivo por meio da tecnologia de Cápsula Endoscópica auxilia significativamente os médicos no diagnóstico de patologias do intestino delgado, produzindo imagens em áreas de difícil acesso. A inovação está em uso no HP desde abril de 2022, permitindo a exploração visual do intestino em toda sua extensão, de maneira simples e sem a necessidade de sedação.

Para a Gastroenterologista do HP, Dra. Fernanda Sales, o principal ganho para a medicina com a tecnologia empregada na Cápsula Endoscópica é a possibilidade de visualizar todo o intestino delgado. “Essa avaliação vem colaborar e somar informações aos demais exames já realizados rotineiramente, como Endoscopia Digestiva Alta e Colonoscopia, uma vez que estes procedimentos não conseguem avaliar o intestino delgado na sua totalidade”, informa a gastroenterologista.

A praticidade do procedimento só é possível devido ao tamanho da microcâmera, – videocápsula, que se assemelha a um comprimido grande com cerca de 2,5 centímetros, facilmente ingerido pelo paciente. Através das imagens geradas durante o exame, o especialista consegue avaliar e identificar a causa de hemorragias gastrointestinais, doenças inflamatórias, pólipos e tumores; diagnosticar e monitorar doença celíaca e áreas inflamadas para diagnóstico e classificação da doença de Crohn.  “O paciente engole a cápsula com um pouco de água e assim que confirmada a localização do dispositivo, as imagens passam a ser geradas para o gravador preso a um cinturão junto ao paciente”, explica a gastroenterologista do HP Dra. Júlia Vaz.

As especialistas esclarecem que o paciente deve permanecer no Serviço de Endoscopia Digestiva por cerca de duas horas até que a equipe médica certifique-se da correta progressão da cápsula, e só após quatro horas da ingestão do dispositivo o paciente poderá ingerir alimentos sólidos, com exceção de alimentos de cor vermelha. Cinco horas após a liberação, o paciente deverá retornar ao Serviço de Endoscopia Digestiva para uma avaliação do médico responsável e conclusão do exame. Ao final da avaliação, a cápsula é expelida naturalmente pelo trato digestivo e eliminada nas fezes. “Geralmente o paciente evacua a microcâmara em três dias, mas, em alguns casos raros, pode demorar até duas semanas”, ressaltam as especialistas.  Apesar da praticidade, algumas pessoas não podem se submeter ao exame de enteroscopia por cápsula, tais como: grávidas; pessoas com sintomas ou diagnóstico de obstrução do intestino delgado, gastroparesia, fistulas do trato gastrintestinal, estenoses do esôfago ou do intestino delgado, e pessoas que possuem marca-passo.

Para a realização do procedimento é necessário o comparecimento prévio ao Serviço de Endoscopia Digestiva do HP para orientação quanto ao preparo do exame, que incluem: estar em jejum, chegar ao menos uma hora antes do horário marcado, estar com um acompanhante maior de idade e levar os seguintes documentos: cédula de identidade (RG); cartão e/ou autorização do convênio; pedido do médico (solicitação do exame); exames anteriores – caso haja. A marcação do exame é realizada na recepção do Serviço de Endoscopia Digestiva do HP, localizado no 9º andar do Ed. Marcos José dos Santos, portando cédula de identidade e a requisição do exame. Para mais informações sobre o agendamento, entre em contato através dos telefones: (71) 3203-5383 ou pelo whatsApp (71) 98152-6206 das 7:30h às 17:00h de segunda à sexta-feira.