Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Curta Permanência Hospitalar — Hospital Português da Bahia

24 de janeiro de 2004

Curta Permanência Hospitalar

24 January 2004

 Trata-se da Curta Permanência Hospitalar, atividade que, em breve, contará com a Unidade Cirúrgica de Curta Permanência (UCCP), voltada para a realização de procedimentos cirúrgicos de pequeno e médio porte, que demandem curta permanência de internamento do paciente, após a realização da cirurgia.

Projeto prioritário da Superintendência, implantado desde novembro no Hospital, a Curta Permanência Hospitalar está sob a coordenação de Dr. Francisco Hora, Coordenador Médico do HP, Dr. Sandro Scárdua, Coordenador Médico da Unidade de Internação, da Enfermeira Chefe Izilda Carreiro e das Enfermeiras Dulcinéia Alves e Fabiana Braga. Eles monitoram, diariamente, os internamentos, agilizando a realização dos exames complementares e observando as longas permanências para obter as respectivas justificativas e providências efetivas. Os resultados, inicialmente obtidos, já refletem uma redução da longa permanência em cerca de 30%.

Unidade Cirúrgica

Esta Unidade oferecerá o mesmo conforto e qualidade dos serviços prestados e será voltada para procedimentos cirúrgicos e endoscópicos, diagnósticos e terapêuticos, para pacientes internos e externos. Além de promover menores custos pelos procedimentos, a UCCP viabilizará uma recuperação mais rápida do paciente, liberando-o para o ambiente familiar, fator esse que contribui para a redução da possibilidade de infecção hospitalar.

Localizada no andar térreo do Hospital, a Unidade será dotada de três salas de cirurgia, quatro leitos de recuperação pós-anestésica com banheiros – sendo dois masculinos e dois femininos –  e total infra-estrutura de apoio (enfermagem, higienização, sala de espera, conforto médico, farmácia, etc).

Benefícios da Curta Permanência Hospitalar:

  • Alta resolutividade;
  • Maior conforto para os pacientes;
  • Menor risco de infecção hospitalar;
  • Incremento no número de vagas disponíveis;
  • Melhor relação custo-benefício na internação.